O “Efeito Neymar” na Espanha

17 08 2013

Quase três meses depois de confirmar sua ida para o Barcelona, Neymar já é um dos jogadores mais populares na Espanha; Imprensa e torcedores se mostram empolgados com novo camisa 11 culé

Por Gabriela Tomaseto

Neymar foi ovacionado  por mais de 56 mil torcedores no Camp Nou. (Foto: Reuters)

Neymar foi ovacionado por mais de 56 mil torcedores no Camp Nou. (Foto: Reuters)

 

Logo que anunciou a contratação de Neymar em seu site oficial, e bateu recorde de audiência (com mais de 1,6 milhão de visitantes), o Barcelona percebeu o poder de mídia do seu novo camisa 11. A primeira estratégia de marketing do clube foi criar uma conta oficial no Twitter, em português, com o objetivo de se conectar com os torcedores brasileiros e fãs do jogador. A apresentação do atacante no Camp Nou contou com mais de 56 mil torcedores e causou repercussão no mundo todo.  

Segundo o levantamento realizado pela R18 – empresa de comunicação e tecnologia – somente no dia 03/06, das 11h às 17h, foram quase 18 mil registros brasileiros sobre Neymar. Foram 12,4 mil no Twitter e 5,4 mil menções no Facebook, feitos por 15.524 usuários, sendo a maioria do sexo masculino (70%). Para se ter uma ideia, o primeiro jogo das quartas de final da Champions League deste ano, entre PSG e Barcelona, produziu 90,6 mil comentários nos perfis brasileiros entre 11h e 18h.

Neymar também está fazendo sucesso entre os torcedores espanhóis. Na FCBotiga, loja oficial do Barcelona – instalada no Camp Nou e em diversos pontos da cidade -, as camisas com o nome do jogador e o número 11 nas costas são encontradas tanto na entrada da loja e ao lado da de Messi, próximas a um grande escudo do time catalão e são vendidas por aproximadamente 100 euros (R$ 300) nas lojas e na internet.

O furor de clientes à procura das camisas é grande, mas os números das vendas dos produtos são mantidos em sigilo por “questões estratégicas”.

A camisa 11 de Neymar já virou febre entre os torcedores culés. (Foto: Luiz Carlos Wessler / Futura Press)

A camisa 11 de Neymar já virou febre entre os torcedores culés. (Foto: Luiz Carlos Wessler / Futura Press)

Dentro de campo, a imprensa espanhola também se mostra empolgada com a pré-temporada do jogador com a camisa azul-grená. O jornal Sport, de Barcelona, publicou que Neymar “já ganhou peso” na escalação do técnico Gerardo Martino. “Esteve muito ativo nos momentos em que atuou e a equipe buscou bastante as jogadas pela esquerda enquanto ele esteve em campo”, destacou.

Já o Mundo Deportivo, um dos jornais mais populares da Catalunha, dedicou uma matéria falando que a chegada do atacante brasileiro teria dado “motivação” aos companheiros de posição, principalmente a Pedro. Além disso, cita a busca por espaço de Alexis Sanchéz e Cesc Fábregas. Para a publicação, ambos têm aproveitado os minutos em amistosos para mostrar que merecem espaço na equipe, apesar da presença do camisa 11. Sergi Solé, redator do jornal, disse que Neymar “tem fome de competição” e pode ajudar Messi e companhia.

Mais discreto, o Marca, de Madrid, publicou que o ex-santista é a peça que faltava ao ataque do Barcelona e que deve formar o trio ofensivo titular durante a temporada com Messi e Pedro.

O Campeonato Espanhol começou neste sábado (17) com a vitória do Real Sociedad para cima do Getafe por 2 a 0, com gols de Carlos Vela e Haris Seferovic. A grande expectativa na competição, no entanto, é a presença de Neymar, que fará dupla com Lionel Messi, eleito o melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos. O Barcelona estreia amanhã (18), contra o Levante, no Camp Nou, às 14h, no horário de Brasília. Neymar ficará no banco de reservas, para diminuir os riscos de sofrer alguma lesão.

“A chegada de Neymar ao Barcelona não foi normal. Ele veio logo após a Copa das Confederações, teve pouco tempo para treinar e se adaptar e viajou muito”, afirmou o treinador Gerardo Martino.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: