Melhor ataque é a defesa? Corinthians prova que sim

7 08 2013

Corinthians tem melhor defesa das Séries A e B; ataque não ostenta grandes números

 Por Matheus de Andrade

Chicão, símbolo da era defensiva corintiana (Foto:Agência/Estado)

Pela décima segunda rodada do Brasileirão, Corinthians e Santos se enfrentam na Vila Belmiro. O momento para o clube santista é complicado, vem da derrota por 8×0 para o Barcelona, que levou torcedores a criticar a atual diretoria. Do outro lado, uma equipe que é famosa por aplicar goleadas no peixe, inclusive sendo responsável pelo 11 x 0 em 1920, a maior derrota da história santista. Além disso, a equipe do Parque São Jorge tem motivos para estar animada, caso vença o rival, pode entrar no G-4, situação que não ocorre a 49 rodadas.

A principal arma da equipe corintiana é a defesa, que sofreu apenas cinco gols nas onze primeiras rodadas, a menos vazada das Séries A e B e que iguala a melhor marca do time, quando  em 2011 a equipe teve o mesmo desempenho. Melhores números, apenas o São Paulo em 2007 e o Ceará em 2010. A consistência defensiva vem rendendo bons frutos ao alvinegro, venceu o Brasileirão de 2011, além da Libertadores de 2012, na qual o time foi vazado apenas quatro vezes em 14 jogos, melhor marca da história da competição. A conquista do Mundial de Clubes do ano passado, foi feita sem sofrer gols.

Gil, chegou esse ano e já assumiu a titularidade (Foto: Diogo Venturelli/Globoesporte.com)

Evidentemente o papel do técnico Tite é vital na atual maneira em que a equipe joga, no entanto as boas marcas defensivas começaram logo em 2008, ano em que teve a melhor defesa do Campeonato Paulista e da Série B, após isto, o clube foi o menos vazado também nos Paulistões de 2009, 2010 e 2013. A semelhança nas equipes corintianas está nos volantes, que desde então, têm como característica uma marcação firme, que também conta com uma importante presença no ataque, tendo passado por ali: Elias, Christian, Jucilei, Paulinho e Ralf.

A saída de Chicão recentemente, refletiu outro ponto positivo no time: não existe grande dependência de ninguém no meio defensivo.  A equipe vendeu Leandro Castán e Marquinhos para a Roma e contratou o zagueiro Gil para a posição. Gil ganhou oportunidade no time titular com uma lesão do ex-corinthiano e não saiu mais, fazendo dupla com Paulo André. Os dois jogadores são completamente diferentes dos campeões da Libertadores do ano passado, no entanto, os números seguem impressionantes: o Corinthians está desde o dia 21 de julho sem sofrer gol, contabilizando 355 minutos dentro de campo. Foram três partidas completas sem ser vazado, além de não ter sofrido mais de um gol em nenhuma partida do campeonato.

O atleta era um símbolo da era defensiva corintiana. Estava na conquista da Série B, quando fazia dupla com William e começaram ali a formação da zaga mais efetiva do país. Em 2009 os dois seguiram atuando juntos e o clube foi campeão da Copa do Brasil. Em 2010 Leandro Castán chegou ao Corinthians e foi titular ao lado do zagueiro. A dupla conquistou o Brasileirão de 2011 e a Libertadores do ano seguinte. Após isso Castán foi para a Europa, chegando até a ser chamado para a seleção e ele permaneceu no Parque São Jorge, sendo campeão do mundo, ao lado de Paulo André.

Tite, tem a missão de conciliar mais uma vez ataque e defesa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A consistência defensiva tem um preço. Como os homens de ataque são peças fundamentais na marcação, o ataque acaba muitas vezes sendo ineficiente, o que acarreta em algumas estatísticas negativas, como o fato de até duas rodadas atrás, o time corintiano ter o setor ofensivo menos positivo das Séries A e B. Este é o desafio de Tite, conciliar ataque e defesa, no final do passado ele provou que sabe fazer isso, conquistando o Mundial de Clubes.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: