Campeonato Argentino: Todos os detalhes sobre a primeira rodada da competição

5 08 2013

Retorno de clubes à Primeira Divisão e artilharia acirrada marcam a abertura do Torneio Inicial 2013

Por Michel Corbacho

O Campeonato Argentino teve início de temporada neste final de semana, com uma média de 2,4 gols nesta primeira rodada. Além disto, houve surpresas, retorno de clubes à Primeira Divisão e destaques que já brigam pela artilharia do Torneio Inicial.

A partida que abriu esta primeira rodada do Torneio Inicial foi realizada em Mendoza. O Godoy Cruz recebeu a visita do Argentinos Juniors e, com dois gols de Mauro Obolo, venceu por 3 a 1 na estreia diante da torcida. Logo aos sete da etapa inicial, Jorge Curbelo cobrou falta com violência, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Pablo Migliore, colocando o “tomba” em vantagem no placar. Na segunda etapa, aparece o goleador dos donos da casa para ampliar o marcador, cruzamento de Castillón da esquerda e Mauro Obolo finaliza de primeira, 2 a 0 Godoy Cruz aos 11 minutos. Quando parecia uma partida decidida, o “bicho” acordou e diminuiu o placar com Rodrigo Gómez, após uma cobrança de pênalti, porém, Obolo tratou de eliminar as chances do adversário, após cruzamento de Castro, o centro-avante se esticou para empurrar a bola ao fundo das redes e marcar começar o torneio na briga pela artilharia.

Mauro Obolo comemora vitória diante do Argentinos (Foto: Reprodução/Ole)

Na seqüência da rodada, o Arsenal recebeu o Estudiantes, que contou com o regresso de Verón aos gramados. A equipe visitante atuou melhor durante toda a primeira etapa e saiu na frente do marcador aos 31 minutos, quando Zapata aproveitou a jogada dentro da área e finalizou de esquerda. Os donos da casa tentaram de todas as maneiras o empate durante o segundo tempo, até que aos 45 minutos, Julio Furch, de pênalti, conseguiu igualar o marcador para o Arsenal de Sarandí.

No sábado, o All Boys não passou de um empate com o Atlético Rafaela. A equipe mandante, agora comandada por Júlio Falcione, abriu o placar com o goleador Mauro Matos, que marcou de cabeça aos 30 minutos do primeiro tempo, porém, aos 43 da etapa final, o Atlético de Rafaela conseguiu o empate, quando Diego Vera acertou um belo chute da entrada da área e evitou a derrota da “crema” na estreia. Em Victoria, o Tigre perdeu diante do Vélez Sarsfield de Ricardo Gareca. O técnico do Vélez foi expulso durante o jogo, em contra partida, assistiu ao show de Lucas Pratto. O atacante marcou os dois gols na vitória do “fortín”. O primeiro foi aos oito minutos do segundo tempo, quando ele acertou um belo chute de fora da área e marcou um golaço. Os donos da casa, comandado por Diego Cagna, empatou em cobrança de pênalti com Díaz, mas não foi páreo para segurar o goleador Pratto, que no apagar das luzes, aos 47 minutos de jogo, e também de pênalti, concedeu os três pontos para a equipe de Liniers.

Poder de Finalização: Pratto marca dois e concede vitória ao Vélez (Foto: Reprodução/Ole)

O Racing Club, um dos candidatos ao título do Torneio Inicial de 2013, foi até Santa Fé enfrentar a equipe do Colón. Os comandados de Zubeldía iniciaram a partida de maneira intensa e, logo aos dois minutos, Bruno Zuculini aproveitou o cruzamento de Pillud e de cabeça colocou a “academia” em vantagem no placar. Não demorou muito para o Colón conquistar o empate, Jacobo Mansilla também de cabeça marcou para a equipe de Santa Fé.

Outro clube candidato ao título do torneio é o San Lorenzo. Os “cuervos” iniciaram bem a sua campanha, vencendo o modesto Olimpo no novo Gasómetro. Aos 16 minutos, após jogada confusa dentro da área, a bola sobrou para o oportunista Cauteruccio abrir o marcador para o “ciclón”. Parecia que estaria por vir uma vitória fácil diante da equipe de Bahía Blanca, mas não, os visitantes conquistaram o empate aos 25 minutos com Nahuel Benítez. O San Lorenzo teve o comando da partida, criando diversas oportunidades ofensivas, até que aos 43 minutos da etapa final, Cauteruccio marcou o segundo no confronto, concedendo a vitória aos donos da casa.

Reforço de Seleção: Fernando Gago é apresentado no Boca Juniors para a disputa do Campeonato Argentino

Em La Plata, o River Plate visitou o Gimnasia, recém promovido à Primeira Divisão, que conseguiu um importante triunfo diante dos millonários. A partida foi equilibrada, mas Lucas Licht em uma cobrança de pênalti deu a vitória ao “lobo” no regresso à divisão principal do futebol argentino. O River Plate ainda tentou o empate, mas o goleiro Monetti salvou o Gimnasia e garantiu os três pontos à equipe de La Plata.

Outra equipe que começou bem e com o centro-avante também se destacando, foi o Lanús, dirigido pelos irmãos Schelotto. O clube recebeu a visita do Belgrano de Córdoba e não tomou conhecimento do adversário aplicando um sonoro 3 a 0, com dois gols de Santiago Silva, ex Boca Juniors. Aos 43 minutos do primeiro tempo, Silvio Romero fez boa jogada e cruzou, Olave saiu mal do gol e deixou a bola para Silva colocar no fundo das redes. O “pelado” aumentou a vantagem no segundo tempo, com muita qualidade, finalizou de fora da área acertando o ângulo do goleiro Olave. Para ampliar a diferença, aos 27 minutos, o defensor Izquierdoz, de cabeça, fez o terceiro do “granate”.

O Festejo dos Carecas: Silva e Luna estão na briga pela artilharia (Foto: Reprodução/Ole)

No jogo de encerramento da primeira rodada, o Rosário Central, outro clube que está de volta à Primeira Divisão, venceu o Quilmes no Gigante de Arroyito por 2 a 0. O atacante Carlos Luna, recém contratado pelo Central, marcou os dois gols da partida. O primeiro, ele dominou a bola no peito, passou pelos defensores do Quilmes e finalizou de esquerda sem chances para Peratta. O segundo, aos 35 da etapa final, após cobrança de falta, “Chino” Luna cabeceou firme para garantir a vitória dos “canallas” e entrar na luta pela artilharia da competição. Os únicos que não estrearam neste final de semana foram Boca Juniors e Newell’s Old Boys, o duelo entre eles está marcado para o próximo dia 13, na Bombonera.

O destaque desta primeira rodada fica por conta da artilharia. Mauro Obolo, Lucas Pratto, Martín Cauteruccio, Santiago Silva e Carlos Luna marcaram dois gols cada e lideram a tabela de goleadores do Torneio Inicial 2013.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: