Jornais espanhóis afirmam: Tata Martino é o novo treinador do Barcelona

22 07 2013

Ex-técnico do Newell’s Old Boys, deve se apresentar nesta terça-feira e assinar contrato por três temporadas

Por Diogo Arraes

O técnico argentino Gerardo “Tata” Martino foi o escolhido pela cúpula do Barcelona para comandar a equipe, depois da saída de Tito Vilanova, que se afastou na última semana para tratamento de um câncer. Essa é a informação que circula em vários veículos de imprensa da Espanha. O ex-treinador do Newell’s Old Boys, time de infância de Lionel Messi,  ainda não foi anunciado oficialmente, mas parece que isso é uma questão de tempo.

Gerardo 'Tata' Martino com o símbolo do barça ao fundo (Foto: Mundo Deportivo)

Gerardo ‘Tata’ Martino com o símbolo do barça ao fundo (Foto: Mundo Deportivo)

Inclusive, Matías Messi, irmão do craque argentino, já se antecipou e fez questão de dar as boas vindas ao novo técnico através do Twitter.

– Bem-vindo Tata!! Que tudo saia bem, e sigamos pelo caminho certo!! Obrigado Tito!! Deus te abençoe!! – escreveu Matías em seu perfil na rede social, aproveitando para mandar uma mensagem ao ex-treinador do Barça, Tito Vilanova.

Outros nomes que foram cogitados são os de Luis Enrique, atual treinador do Celta e ex-atleta do Barça e até de Guus Hiddink, ex-treinador do Anzhi, da Rússia. Entretanto, o jornal ‘Marca’ diz que Tata Martino foi o escolhido e assinará contrato por três temporadas.

O treinador deverá chegar a Barcelona nesta terça-feira, mas não viajará para Munique com o time onde o Barcelona fará um amistoso contra o Bayern de Munique, de Pep Guardiola, na quarta-feira, às 13h30 (de Brasília). Ele começa a trabalhar com a equipe depois disso.

O profissional trabalhou com Lionel Messi dos 11 aos 13 anos nas categorias de base do Newell’s Old Boys. De acordo com o diário ‘Mundo Deportivo’, nos tempos em que foi treinado pelo auxiliar, ‘La Pulga’ já atuava como um falso camisa 9. Exatamente da maneira que joga no time culé. Mais cedo, Messi exaltou o argentino destacando seu desempenho à frente do Newell’s Old Boys.

– Gosto do Tata Martino. Ele é um grande treinador e mostrou isso no Clausura fazendo o que fez pela equipe. A forma como terminou (o trabalho) e como ele fez isso. Ele faz suas equipes jogarem bem e todos nós respeitamos ele – disse Messi, em entrevista publicada pelo jornal argentino “Olé”, referindo-se ao título no segundo turno do Campeonato Argentino da equipe, que chegou às semifinais da Libertadores.  

Martino já esteve no Camp Nou, contra o Barcelona

Não é a primeira vez que Tata Martino pisará no estádio Camp Nou, em Barcelona. Em março de 1991, o atual treinador era atleta do Tenerife e enfrentou o Barcelona de Stoichkov e Zubizarreta. O resultado final foi 1 a 0 para o time da casa, gol do búlgaro Stoichkov de pênalti.

Martino, de camisa branca, contra o Barcelona em 1991 no Camp Nou.

Martino, de camisa branca, contra o Barcelona em 1991 no Camp Nou.

Curiosamente, agora quem pode contratar Gerardo Tata Martino é o próprio Andoni Zubizarreta, atual diretor de futebol do time ‘culé’.

Este é o quarto treinador argentino na história do time catalão

Com a chegada de Martino, o Barcelona terá o quarto técnico argentino de sua história. O primeiro foi Helenio Herrera, que esteve no comando por duas vezes. De 1958 a 1960 e de 1980 a 1981. Ganhou cinco títulos, 2 Copas da Espanha, 2 Ligas e uma Copa de Férias.

O segundo foi Roque Olsen, entre 1965 e 1967, este foi campeão apenas da Copa de Férias, pois foi substituído em sua segunda temporada.

Cesar Luis Menotti completou a trinca de treinadores argentinos no Barça. Chegou à equipe depois de ter conquistado a Copa do Mundo de 1978  com a Argentina. Menotti ganhou a Copa da Liga, a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha.

  

Anúncios

Ações

Information

One response

23 07 2013
Barcelona confirma Tata Matino como novo técnico |

[…] confirmação da contratação vai de encontro com o que a imprensa espanhola havia veiculado ontem. Tata Martino deverá viajar ainda hoje para Barcelona onde assinará o contrato e será […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: