Shakhtar Donetsk, o time mais brasileiro da Europa

14 07 2013

Técnico romeno é uma das explicações para o fenômeno

Por Diogo Arraes

Mircea Lucescu

Mircea Lucescu segura a taça da Copa da Uefa em 2009 (Foto: Getty Images)

Desde o começo dos anos 2000, o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, vem crescendo no futebol europeu e se notabilizando por contratar muitos jogadores brasileiros. Nesta semana chegaram Fred, Fernando e Wellington Nem, aumentando para vinte o número de atletas na história do clube. Mas uma pessoa é grande responsável por esses números, trata-se de Mircea Lucescu. O técnico está desde 2004 na equipe e já declarou várias vezes a sua admiração pelo futebol brasileiro.

Lucescu foi jogador, capitão da seleção romena e enfrentou Pelé na Copa de 1970, quando a seleção brasileira ganhou por 3 a 2. É por causa dele que tantos jogadores brasileiros chegam à equipe e se adaptam tão rápido a um futebol bem diferente do praticado nos gramados nacionais.

CONFIRA: Palmeiras goleia novamente na Série B

O primeiro a desembarcar em Donetsk foi Brandão em 2002, que está atualmente no Saint-Étienne. Depois vieram muitos outros, entre eles Fernandinho, ex-Atlético/PR e atual Manchester City, Jadson hoje no São Paulo e Willian, ex-Corinthians e jogando agora pelo Anzhi, da Rússia.

Treinador que se dedica obsessivamente ao trabalho, Lucescu é um homem culto, que fala seis idiomas. O fato de o português estar entre eles (embora ele jamais tenha trabalhado em Portugal) certamente ajuda na comunicação com os brasileiros. Jadson trabalhou com Lucescu por sete anos e destaca a importância do treinador.

– Ele gosta dos brasileiros, mas exige que eles mudem suas características. Ele pede para os brasileiros se dedicarem mais à marcação. Mas, quando você se adapta ao sistema dele, ele te dá muito moral. Tudo o que aprendi lá eu devo a ele – afirmou o meia do São Paulo.

Atualmente, além dos três contratados essa semana, o Shakhtar conta com mais 7 jogadores brasileiros no elenco, são Douglas Costa, Alex Teixeira, Ilsinho, Ismaily, Taison, Maicon e Luiz Adriano.

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: