Copa das Confederações: Com muito sofrimento, Espanha bate Itália nos pênaltis e vai encarar o Brasil na final

27 06 2013

Após sofrer no tempo normal, superar o cansaço e o calor, a seleção espanhola fará o tão esperado duelo contra o Brasil para ver quem leva a taça

Por Leonardo Perri

Jogadores espanhois comemoram a suada classificação (Foto: Robert Cianflone/Getty Images)

Jogadores espanhois comemoram a suada classificação (Foto: Robert Cianflone/Getty Images)

Não foi fácil como todos imaginavam. Muito pelo contrário. Após muita luta e muito cansaço, a Espanha bateu a Itália nos pênaltis por 7 a 6 após um 0 a 0 no tempo normal e conseguiu a tão esperada classificação para a final contra o Brasil. A grande finalíssima ocorrerá no Domingo às 19hs no estádio do Maracanã. Assim como ocorreu há cinco anos, quando a Espanha eliminou a Itália nos pênaltis nas quartas de final da Euro de 2008, os espanhois voltam a repetir o feito dessa vez no Castelão para conquistar o passaporte para a decisão.

Ao seu estilo, a Espanha começou a partida envolvendo os italianos no toque de bola e logo criou a primeira oportunidade aos 2 min. Após tabela, a bola sobrou para Pedro, que bateu cruzado à direita do gol. Apostando nos contra-ataques, a Itália respondeu logo em seguida em passe de Gilardino para Giaccherini,  que pegou de primeira jogando longe da meta.

Pirlo e Xavi disputam bola (Foto: AFP)

Pirlo e Xavi disputam bola (Foto: AFP)

Jogando com três defensores, o técnico Cesare Prandelli liberou os seus laterais para apoiarem o ataque, que se tornaram a válvula de escape do time italiano para chegar no campo ofensivo, criando ótimas oportunidades e impedindo o avanço espanhol. A partir dos 14 min, começou uma blitz da Azzurra que criou quarto boas chances para abrir o marcador.

Casillas salvou a Espanha  (Foto: AP)

Casillas salvou a Espanha (Foto: AP)

Na primeira, a bola foi cruzada para Gilardino, que desviou de primeira e só observou a bola sair devagar. Dois minutos depois, De Rossi acertou ótimo lançamento do campo de defesa para Maggio que chegou cabeceando para ótima defesa de Casillas. Em seguida, a arma usada foi a bola parada que quase resultou em um gol de De Rossi, desviando cruzamento de Pirlo. Aos 18 min, o ataque foi pela esquerda com Giaccherini que passou por dois defensores, inverteu a bola para Maggio na direita que com um pelo passe de primeira com a cabeça deixou Marchisio livre para marcar, mas o meia desperdiçou.

A Espanha seguia sua cartilha de tocar a bola a todo instante procurando os espaços e como sempre, era superior na posse de bola. No entanto, essa posse de bola do time de Vicente del Bosque se mostrava improdutiva devido a ótima marcação e disposição tática dos italianos. Ao fim do primeiro tempo, os números mostravam 7 chutes da Itália contra 2 da Espanha.

Jogadores sofreram com o caloe e a umidade (Foto: Getty Images)

Jogadores sofreram com o caloe e a umidade (Foto: Getty Images)

O time de Prandelli continuava superior em campo e aos 35 min desperdiçou a melhor oportunidade da partida em nova jogada dos laterais, que jogavam como pontas. Após ótimo lançamento de Pirlo, Giaccherini apareceu livre na esquerda e achou um belo cruzamento para Maggio, nas costas de Alba, cabecear para ótima defesa do arqueiro espanhol. O melhor lance da Fúria veio logo em seguida em passe longo de Sergio Ramos para Xavi que achou Torres. O centrovante girou para a perna esquerda e finalizou de primeira à esquerda de Buffon.

Piqué lamenta chance perdida (Foto: André Durão)

Piqué lamenta chance perdida (Foto: André Durão)

Assim como na primeira etapa, a Espanha começou o segundo tempo atacando mais e criou duas boas chances. Aos 3 min, Iniesta tabelou com Torres, recebeu na pequena área mas chutou torto. Del Bosque promoveu a entrada de Navas no lugar de Silva e o atacante levou perigo em chute forte rasteiro defendido por Buffon.

O tempo passava e as duas seleções sentiam o cansaço devido ao forte calor e a umidade em Fortaleza. O ritmo da partida caiu demais e as chances de gol desapareceram. O fator climático era tão presente que o cenário observado na partida até os 30 min era de papéis invertidos com a Itália jogando no estilo da Espanha, com posse de bola e controle do jogo, enquanto a Espanha se defendia ao melhor estilo da escola italiana.

Nos últimos quinze minutos, o time da Itália cansou e a Espanha retomou a bola em seus pés, criando oportunidades de gol. Em uma delas, Piqué desperdiçou sozinho na pequena área.

A partida foi para prorrogação e a primeira chance foi para a Itália em jogada de Maggio pela direita que sobrou limpa para Giaccherini carimbar de primeira na trave. Os espanhóis passaram a apostar na bola aérea e desperdiçaram boas chances com Piqué e Sergio Ramos. O gol quase saiu no Castelão após ótimo passe de Iniesta para Alba chutar de primeira por cima.

Bonucci foi o único a desperdiçar o pênalti (Foto: Reuters)

Bonucci foi o único a desperdiçar o pênalti (Foto: Reuters)

Na segunda parte da prorrogação, por pouco Buffon não entregou a classificação de presente ao espalmar errado o chute de Xavi, que bateu na trave. Na sequência, o experiente goleiro se recuperou defendendo chute cruzado de Navas e levando a decisão para os pênaltis.

Nas penalidades, todos os cobradores acertaram. Já  nas alternadas,  o zagueiro Bonucci desperdiçou a cobrança, e coube a Jesus Navas cobrar o pênalti que selou a suada classificação espanhola para a final da Copa das Confederações.

Cobertura completa da Copa das Confederações

A Copa das Confederações acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho e contará com cobertura especial do Jornalismo Futebol Clube. Acompanhe de perto cada lance por meio do site e do Google Plus. Em parceria com o Google, divulgaremos nosso conteúdo na página do G+ dedicada à competição, busque pela hashtag #jornalismoFC e fique por dentro de tudo o que acontece nos gramados do Brasil.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: