Copa das Confederações: Ídolos decidem e Uruguai encaminha classificação

21 06 2013

Com gols dos veteranos Lugano e Forlán, Celeste se aproxima de vaga e torce por uma vitória da Espanha diante da Nigéria

Por Pedro Orioli

Veteranos marcam e deixam Uruguai perto da vaga

Lugano marcou o primeiro da Celeste na partida (Foto: Getty Images)

No primeiro jogo entre Uruguai e Nigéria na história do futebol mundial, seja em amistosos ou em competições oficiais, quem levou a melhor foi a Celeste, que contou com a força dos veteranos Lugano e Forlán, que completou a centésima partida com a camisa da seleção de seu país.

E foi o atacante do Internacional quem se destacou, participando do primeiro gol, marcado por Lugano, e fazendo o segundo. Mas o golaço da partida ficou com o nigeriano Obi Mikel, jogador do Chelsea, que limpou o capitão uruguaio e estufou as redes.

O resultado deixou a seleção uruguaia em situação confortável para confirmar sua classificação no grupo B da Copa das Confederações. Os campeões sul-americanos somam os mesmos três pontos da equipe africana, mas enfrentarão o modesto Taiti, que foi goleado pela Espanha, por 10 a 0.

Forlan gol Uruguai x Nigéria (Foto: Reuters)

Forlán saiu como herói, marcando um golaço no segundo tempo (Foto: Reuters)

Como tem acontecido nos jogos em que não envolvem o Brasil, a torcida elegeu a seleção menos tradicional, no caso a Nigéria, para apoiar. Desde a entrada, ao último toque na bola, a Celeste foi vaiada pelos brasileiros, apesar de contar com uma numerosa torcida uruguaia no estádio.

O Uruguai começou bem, pressionando a equipe nigeriana, que logo equilibrou o jogo, e com muita inteligência, forçou o jogo e expôs a lentidão da zaga celeste, formada por Godín e Lugano. Quando os africanos eram melhores, um vacilo dos zagueiros pôs tudo a perder, e Forlán achou o capitão uruguaio sozinho na área, que só teve o trabalho de mandar para as redes.

Seleção Uruguaia chega ao Brasil e deposita suas esperanças na dupla de ataque

Os nigerianos, porém, não sentiram o baque, e buscavam sempre pressionar a seleção uruguaia, e pouco depois, surgiu o empate em uma bela tabelinha de Obi Mikel na entrada da área, que limpou Lugano e bateu forte, sem chances para o goleiro Muslera.

A segunda etapa foi mais nervosa, com as equipes sabendo que um erro poderia ser fatal e decretar a vitória para algum dos times. E ele veio logo no começo, do lado nigeriano. Em um contra-ataque bem armado entre as estrelas da seleção uruguaia, Forlán recebeu na área e chutou forte sem chances para o goleiro nigeriano.

Forlan gol, Nigéria x Uruguai (Foto: Reuters)

Forlán acerta um belo chute, e define o placar para a seleção uruguaia (Foto: Reuters)

Depois disso, os nigerianos dominaram completamente o jogo, mas pararam no ferrolho armado pelo técnico da seleção uruguaia, Óscar Tabarez, que colocou o zagueiro Coates no lugar do centro-avante Suárez, e fechou o jogo.

NIGÉRIA 1 x 2 URUGUAI

Local: Arena Fonte Nova – Salvador, Bahia
Data/hora: 20/06/2013 – 19h (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Cartões amarelos: Babatunde, Akbala (NIG), Lugano, Coates (URU)
Cartões vermelhos:
Gols: Lugano (18′ do 1º tempo), Mikel (36′ da 1ª etapa), Forlán (5′ do 2º tempo)

NIGÉRIA: Enyeama, Ambrose, Oboabona, Omeruo e Echiéjilé; Mikel, Ogu (Mba – 20′ da 2ª etapa), Ogude, Oduamadi (Babatude – 44′ do 1º tempo) e Musa; Ideye (Akbala – 27′ da 2ª etapa) Técnico: Stephen Keshi

URUGUAI: Muslera, Lugano, Godín e Cáceres; Maxi Pereira, Arévalo Ríos, González e Rodríguez (Álvaro Pereira – 42′ do 2º tempo); Forlán, Suárez (Coates – 36′ da 2ª etapa) e Cavani Técnico: Óscar Tabárez

Cobertura completa da Copa das Confederações

A Copa das Confederações acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho e contará com cobertura especial do Jornalismo Futebol Clube. Acompanhe de perto cada lance por meio do site e do Google Plus. Em parceria com o Google, divulgaremos nosso conteúdo na página do G+ dedicada à competição, busque pela hashtag #jornalismoFC e fique por dentro de tudo o que acontece nos gramados do Brasil.

Anúncios

Ações

Information

One response

22 06 2013
Copa das Confederações: ‘Manchester United’ no Mineirão: Kagawa e Chicharito são os destaques do confrontro entre os eliminados |

[…] Leia mais: Uruguai encaminha classificação depois da vitória contra a Nigéria […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: