Copa das Confederações: Taiti marca primeiro gol fora da Oceania, mas sofre goleada dos nigerianos

18 06 2013

Mesmo com o placar por 6 x 1 para os nigerianos, a seleção taitiana comemorou muito com o gol

Por Camila Andrade

A seleção do Taiti, que disputa pela primeira vez uma competição fora da Oceania, chegou ao Brasil como a campeã de seu continente no ano passado, representada pela seleção da Polinésia Francesa, perdeu por uma goleada de 6 x 1, diante da Nigéria, na tarde desta segunda-feira (17), no Mineirão, naquele que seria o jogo mais fácil, para os taitianos na Copa das Confederações. Agora na lanterna do grupo B, ainda tem pela frente Uruguai e Espanha.

O apoio da torcida brasileira era total para estes estreantes, que nem sequer possui um futebol profissional em seu país. Mas, apesar disso, os nigerianos foram superiores, do inicio ao fim. Os taitianos sofriam com excessivos erros, o que permitiu o placar elástico para a seleção da Nigéria.

Leia também: Seleção do Taiti pede médico e fisioterapeuta “emprestado”

Oduamadi comemora um dos gols marcados contra o Taiti (Foto: Bruno Santos / Terra)

O primeiro, dos seis gols dos africanos, saiu aos cinco minutos. Após uma interrupção da trajetória da bola, pelo árbitro, Echiéjilé lançou um chute de fora da área, a bola desviou em Vallar e encontrou o fundo das redes. Aos dez, uma falha da defesa permitiu que Oduamadi recebesse o passe na entrada da área, driblasse e enfim, finalizasse, logo na saída do goleiro. Mais tarde, aos 26, o goleiro Salim, falhou após cruzamento de Musa, Oduamadi, aproveitou e marcou o terceiro gol nigeriano.

Jogador do Taiti comemora o gol marcado contra a Nigéria (Foto: Bruno Santos / Terra)

No inicio do segundo tempo, parecia que os nigerianos estavam brincando em campo e Musa chegou a desperdiçar gols. Aproveitando este momento, o gol histórico para o Taiti. Logo após cobrança de escanteio pela esquerda, Jonathan Tehau virou herói ao aparecer na segunda trave para cabecear. Estava ali, marcado para a história da seleção taitiana, o primeiro gol fora dos domínios da Oceania. A comemoração tomou as arquibancadas do Mineirão, tornando este gol mais importante que qualquer outro.

Mas, a goleada estava por vir. Aos 24, da etapa complementar, após mais uma falha, Oduamadi, cruzou para o meio da área, Tehau, tentou cortar para evitar o gol de Ideye, mas em uma atrapalhada, acabou marcando contra. Minutos depois, aos 32, mais uma vez Oduamadi, apareceu no jogo e foi decisivo e recebeu passe rasteiro, sozinho na pequena área, só teve o trabalho de chutar para marcar o quinto. O sexto foi marcado por Echiéjilé, três minutos depois, após pegar sobra e cravar a goleada nigeriana.

Atacante afirma: ‘O Taiti é um bom time’

Após a partida, o técnico declarou que o Taiti estava lá para fazer história.

– Nosso objetivo é esse, fazer história e dar orgulho ao nosso país. Queremos marcar o nosso nome, ajudar na evolução do futebol na nossa região. Tudo isso, são importantes para isso – disse Etaeta.

– A torcida nos empolgou dentro de campo. Olha o que os brasileiros fizeram por nós… Somos amadores, mas temos orgulho do nosso país e lutamos como pudemos. Os últimos 15 minutos sentimos a parte física e foi muito difícil para nós. Foi um jogo duro, mas estou orgulhoso – completou, o técnico, com orgulho.

A Nigéria pega na próxima rodada o Uruguai, na Fonte Nova, quinta-feira (20), às 19h. Mais cedo, às 16h, o Taiti enfrenta no Maracanã, a Espanha.

Confira a tabela de jogos

FICHA TÉCNICA

Copa das Confederações – Primeira rodada – Grupo B

NIGÉRIA 6 X 1 TAITI

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte – MG

Data/hora: segunda-feira, 17 de junho de 2013, às 16h (de Brasília)

Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador)
Auxiliares William Torres e Juan Zumba, ambos de El Salvador
Cartão amarelo: Omeruo – Nigéria

Gols: Echiejile (5’/1ºT e 35’/2ºT), Oduamadi (9′ e 26’/1ºT; 31’/2ºT),  Jonathan Tehau (24’/2ºT – contra) – Nigéria; Jonathan Tehau (9’/ºT) – Taiti

NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Oboabona, Omeruo (Egwuekwe) e Echiejile; Ogude, Obi Mikel e Mba (Ogu); Oduamadi, Musa e Ujah (Ideye) . Técnico: Stephen Keshi

TAITISamin; Ludivion, Vallar (Faatiarau) e Jonathan Tehau; Simon (Lemaire), Bourebare, Caroine e Aitamai; Vahirua (Atani), Chong-Hue e Alvin Tehau. Técnico: Eddy Etaeta

Cobertura completa da Copa das Confederações

A Copa das Confederações acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho e contará com cobertura especial do Jornalismo Futebol Clube. Acompanhe de perto cada lance por meio do site e do Google Plus. Em parceria com o Google, divulgaremos nosso conteúdo na página do G+ dedicada à competição, busque pela hashtag #jornalismoFC e fique por dentro de tudo o que acontece nos gramados do Brasil.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: