Copa das Confederações: Brasil luta contra a ‘maldição’ da competição que antecede o Mundial

15 06 2013

Brasil acumula insucessos em Copas do Mundo quando ganha a Copa das Confederações

Por Diogo Arraes

Ronaldo reencontra Zidane em 2006, novamente o francês sorri no final (Foto: CBF/Divulgação)

Toda a seleção que se preze deseja ganhar a Copa do Mundo, a maior competição futebolística do planeta. O Brasil é a seleção que mais vezes ganhou o torneio, com cinco títulos, porém, há uma curiosidade que preocupa os brasileiros: o fato de nunca terem vencido um Mundial depois de ganharem a Copa das Confederações.

Ronaldo frustrado pelo vice-campeonato em 1998 (Foto: Cézar Loureiro/Agência O Globo)

O Brasil se sagrou campeão pela primeira vez da Copa das Confederações em 1997, quando o torneio foi disputado na Arábia Saudita. Mas, no ano seguinte o time chegou à final da Copa do Mundo contra a França, time da casa, e depois da convulsão de Ronaldo, o time de Zinedine Zidane venceu por 3 a 0.

A segunda conquista veio em 2005, quando o Brasil venceu a Argentina por 4 a 1 na final da Copa das Confederações, disputada na Alemanha, e foi com muita moral para a Copa do Mundo do ano seguinte. Entretanto, ocorreu novamente um deslize: a França e Zidane estavam outra vez no caminho e venceu os comandados de Carlos Alberto Parreira por 1 a 0, nas quartas de final.

A terceira vez que o Brasil ganhou a competição foi em 2009, na África do Sul. A Seleção chegou à decisão contra os Estados Unidos e ganhou por 3 a 2. A “maldição” da Copa das Confederações, porém, assombrou o Brasil em 2010: na Copa do Mundo a equipe do técnico Dunga foi eliminada pela Holanda, por 2 a 1, novamente nas quartas de final.

Kaká sai de campo desolado após a eliminação para a Holanda em 2010/Crédito: AFP/Jewel Samad)

Felipão e os comandados dele terão a chance de desmistificarem essa máxima caso ganhem a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo do ano que vem, ambas no Brasil, e mostrarem que esses fatos foram apenas uma terrível coincidência.

Cobertura completa da Copa das Confederações

A Copa das Confederações acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho e contará com cobertura especial do Jornalismo Futebol Clube. Acompanhe de perto cada lance por meio do site e do Google Plus. Em parceria com o Google, divulgaremos nosso conteúdo na página do G+ dedicada à competição, busque pela hashtag #jornalismoFC e fique por dentro de tudo o que acontece nos gramados do Brasil.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: