Copa das Confederações: Seleção Uruguaia chega ao Brasil e deposita suas esperanças na dupla de ataque

13 06 2013

Com campanha apenas regular nas eliminatórias, o Uruguai chega à Copa das Confederações em busca do seu primeiro título na competição.

Por Michel Corbacho

Cavani e Suárez, as esperanças de gol do Uruguai (Foto: LaNacion)

A seleção uruguaia chega para a Copa das Confederações como uma incógnita, apesar de ter vencido a Venezuela na última partida pelas eliminatórias Sul-Americanas, a ‘Celeste’ não é sombra daquela que foi a terceira colocada na Copa do Mundo de 2010. O Uruguai ocupa a quinta colocação nas eliminatórias com 16 pontos, momentaneamente, disputaria a repescagem.

Esta será a segunda participação dos uruguaios na Copa das Confederações.  A sua estréia foi em 1997, quando terminou na quarta colocação do torneio. O Uruguai ainda não foi sede da Copa das Confederações, mas foi do Mundialito de 1980-1981 (campeonato organizado pela FIFA que tentou reunir todos os campeões mundiais de futebol). Além disso, sediou a primeira Copa do Mundo de futebol em 1930, porém não foi sede dos Jogos Olímpicos.

O Uruguai se classificou para a Copa das Confederações de 2013 através da conquista da Copa América de 2011. A celeste vai começar a competição no grupo B da primeira fase com Espanha, Nigéria e Taiti. A seleção dirigida por Oscar Tabárez fará sua estréia diante da Espanha, na Arena Pernambuco, domingo (16) a partir das 19h. Na sequência  da competição, o Uruguai enfrentará a Nigéria, quinta-feira (20), e depois o Taiti, no domingo (23). Em busca do seu primeiro título nessa competição, os uruguaios contam com a força da sua dupla de ataque formada por Luis Suárez e Edinson Cavani.

Confira a lista de convocados do Uruguai para as Confederações

Goleiros: Fernando Muslera , Martín Silva e Juan Castillo
Defensores: Diego Lugano, Diego Godín , Sebastián Coates , Martín Cáceres , Mathías Aguirregaray, Maximiliano Pereira, Andrés Scotti
Meio-campistas: Alvaro González , Alvaro Pereira, Egidio Arévalo Ríos , Diego Pérez , Walter Gargano , Sebastián Eguren, Cristian Rodríguez, Gastón Ramírez , Nicolás Lodeiro
Atacantes: Luis Suárez, Edinson Cavani, Diego Forlán, Abel Hernández.

Conheça como atua o Uruguai taticamente

O técnico Oscar Tabárez aposta muito no seu setor ofensivo para vencer pela primeira vez a Copa das Confederações. Os nomes de Lodeiro, Forlán, Cavani e Luis Suárez, são os que soam como as apostas celeste para a competição. Os prováveis titulares? Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín (Coates), Cáceres; Gargano (Arévalo Ríos), Álvaro Pereira, Lodeiro; Forlán; Cavani e Suárez.

O Uruguai de Tabárez, geralmente, atua em um esquema de 4-3-1-2, onde no meio os três volantes formam um triângulo de base alta, com Gargano atuando como primeiro volante para oferecer mais proteção a defesa. O volante pelo lado direito é o Álvaro Pereira, jogador de velocidade e versatilidade da Inter de Milão, tem boa chegada ofensiva e também recompõe o setor defensivo ajudando na marcação. Pelo lado esquerdo, Lodeiro é um meia que tem mais liberdade de chegar ao ataque e ajudar a Diego Forlán nas criações de jogadas ofensivas. Quando o meia canhoto do Botafogo não atua, quem o substitui é o também canhoto Gastón Ramírez. Como umenganche, meia armador, Forlán tem a função de criar as jogadas ofensivas da equipe, além de chegar mais ao ataque também em busca da finalização. Na frente, a dupla de ataque formada por Cavani, artilheiro do Napoli, e Suárez, artilheiro do Uruguai nas Eliminatórias Sul-Americanas. Suárez desenvolve mais a movimentação pelos flancos do campo, enquanto que Cavani realiza mais o papel decentro-avante da equipe.

Cobertura completa da Copa das Confederações

A Copa das Confederações acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho e contará com cobertura especial do Jornalismo Futebol Clube. Acompanhe de perto cada lance por meio do site e do Google Plus. Em parceria com o Google, divulgaremos nosso conteúdo na página do G+ dedicada à competição, busque pela hashtag #jornalismoFC e fique por dentro de tudo o que acontece nos gramados do Brasil.

Anúncios

Ações

Information

One response

21 06 2013
Copa das Confederações: Ídolos decidem, e Uruguai encaminha classificação |

[…] Seleção Uruguaia chega ao Brasil e deposita suas esperanças na dupla de ataque […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: