Copa das Confederações: Preterido em 2013, Ronaldinho Gaúcho foi a estrela da competição em 1999

13 06 2013

O jogador, com então 19 anos, se “apresentou” para o mundo no torneio disputado no México marcando 6 gols

Por Diogo Arraes

Há exatos 14 anos, um jovem franzino e dentuço fazia estragos na Copa das Confederações de 1999, realizada no México e vencida pela equipe da casa, na final contra o Brasil, por 4 a 3. Aquela equipe tinha jogadores como Zé Roberto e Dida, ambos hoje no Grêmio, e Alex que está no Coritiba, mas foi o jovem de 19 anos que se destacou marcando seis gols.

Leia também: Copa das Confederações: Espanha chega com favoritismo

Ele já tinha feito boas apresentações com a camisa da seleção brasileira naquele mesmo ano, como, por exemplo, quando fez um golaço na Copa América contra a Venezuela. Mas o torneio organizado pela FIFA daria mais visibilidade e prestígio ao jogador, e deu. Tanto que poucos anos depois, em 2001, o Paris Saint-Germain da França contratou o jogador do Grêmio.

(Foto: AFP)

(Foto: AFP)

Na competição Ronaldinho só não fez gol na final contra o México, mas balançou as redes na vitória contra a Alemanha por 4 a o (1 gol), na vitória por 1 a 0 contra os Estados Unidos, no jogo contra a Nova Zelândia por 2 a 0 (1 gol) e na goleada contra a Arábia Saudita por 8 a 2, o craque fez 3 gols. Tanto que o jogador recebeu o prêmio Bola de Ouro e Chuteira de Ouro daquela edição.

Copa das Confederações: História, torcida e Neymar, as esperanças do Brasil para conquistar a competição

Agora em 2013, com 33 anos, Ronaldinho tem mostrado um bom futebol jogando pelo Atlético-MG. Tanto que a grande maioria esperava que ele fosse convocado pelo técnico da seleção brasileira Luis Felipe Scolari para a Copa das Confederações disputada esse ano no Brasil. Mas, Felipão decidiu não chamá-lo. Se ganhar, Felipão estará correto, mas, do contrário, será cobrado por ter deixado de fora um dos melhores jogadores brasileiros da atualidade.

Cobertura completa da Copa das Confederações

A Copa das Confederações acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho e contará com cobertura especial do Jornalismo Futebol Clube. Acompanhe de perto cada lance por meio do site e do Google Plus. Em parceria com o Google, divulgaremos nosso conteúdo na página do G+ dedicada à competição, busque pela hashtag #jornalismoFC e fique por dentro de tudo o que acontece nos gramados do Brasil.

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: