Copa das Confederações: Espanha chega com favoritismo

13 06 2013

A Espanha, atual campeã mundial e da Europa, chega com favoritismo ao Brasil para a disputa da Copa das Confederações

Por Michel Corbacho

Atual campeã mundial, a Espanha é favorita ao título das Confederações (Foto: DiarioMarca)

A seleção espanhola chega como uma das favoritas ao título da Copa das Confederações no Brasil. Vencedora do mundial de 2010 e atual campeã da Eurocopa, assim, a Espanha conquistou sua vaga nas Confederações. A Espanha vai começar a competição no Grupo B da Primeira Fase com Nigéria, Taiti e Uruguai.

A seleção dirigida por Vicente Del Bosque fará a sua estréia nas Confederações diante do Uruguai. A partida será disputada na Arena Pernambuco, domingo (16), a partir das 19h. Na sequência da competição, a Espanha enfrentará o Taiti, quinta-feira (20), e depois a Nigéria, no domingo (23).

Esta será a segunda participação da seleção espanhola na Copa das Confederações. A sua estréia na competição foi em 2009, quando na oportunidade, terminou na terceira colocação. A Fúria, como é conhecida, buscará o seu primeiro título da competição, nesta que é a sétima edição organizada pela FIFA. Contudo, a Espanha nunca foi país-sede do torneio, sendo apenas da Copa do Mundo de 1982 e também dos Jogos Olímpicos de 1992.

Confira a lista de convocados da Espanha para as Confederações

Goleiros: Casillas, Valdés e Reina
Defensores: Arbeloa, Azpilicueta, Piqué, Ramos, Albiol, Monreal e Jordi Alba
Meio-campistas: Busquets, Javi Martínez, Xavi, Cazorla, Iniesta, Jesús Navas, David Silva, Cesc Fábregas e Mata
Atacantes: Pedro, Villa, Fernando Torres e Soldado

Considerada por muitos a melhor da atualidade, a Espanha é a primeira colocada no Ranking da FIFA de Seleções. Em seguida, aparecem Alemanha e Argentina, respectivamente. Para essa Copa das Confederações, a Espanha não contará com um dos mais importantes jogadores do seu elenco titular. O volante do Real Madrid, Xabi Alonso, foi cortado da lista, pois sofreu uma pubalgia e teve que ser operado.

Vicente Del Bosque, técnico da seleção espanhola (Foto: DiarioMarca)

Conheça a seleção espanhola taticamente

Vicente Del Bosque trabalha sempre com variações táticas, controle da posse de bola, e muitas jogadas pelos lados do campo. Quais são os prováveis titulares da seleção espanhola? Casillas; Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué, Monreal (Jordi Alba); Busquets, Javi Martínez, Xavi; Iniesta, Pedro e David Silva (David Villa).

Análise tática da seleção espanhola (Por Michel Corbacho)

Podemos definir a Espanha taticamente em um ‘4-3-3’ de muita variabilidade e posse bola em campo. Com uma defesa formada por Sergio Ramos e Piqué, e na lateral direita Arbeloa fica mais voltado para a marcação. Na lateral esquerda, Monreal ou Jordi Alba, a depender da preferência do técnico, terá mais liberdade para chegar ao setor ofensivo. Com a ausência de Xabi Alonso, o volante Javi Martínez, do Bayern de Münich, ganhará uma vaga no meio de campo, ao lado de Xavi e Busquets, são os que foram o ‘triângulo de base alta’ do setor. Javi Martínez e Xavi terão a obrigação de ajudar na criação das jogadas ofensivas da equipe, ao lado de Iniesta, um meia que atuará mais aberto pelo lado esquerdo, sempre buscando ‘enganchar’, ou seja, trazer a bola dominada para o meio, abrindo espaço no flanco esquerdo para os avanços do lateral Monreal. Pedro é o atacante de lado do campo, com mais velocidade, que atuará pela direita. O técnico Del Bosque ainda não sabe se atuará com um ‘centro-avante’ propriamente dito. Em entrevista ao jornal espanhol, “Marca”, Del Bosque confessou que nenhum dos ‘centro-avantes’ lhe agradou ainda. O comandante conta com Fernando Torres, Roberto Soldado e David Villa para a posição. Caso não atue com um jogador fixo no ataque, Del Bosque terá a opção de mais um meia, que fará a função do ‘falso 9’. David Silva e Cesc Fábregas são os que concorrem a esta posição.

Cobertura completa da Copa das Confederações

A Copa das Confederações acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho e contará com cobertura especial do Jornalismo Futebol Clube. Acompanhe de perto cada lance por meio do site e do Google Plus. Em parceria com o Google, divulgaremos nosso conteúdo na página do G+ dedicada à competição, busque pela hashtag #jornalismoFC e fique por dentro de tudo o que acontece nos gramados do Brasil.

Anúncios

Ações

Information

One response

13 06 2013
Copa das Confederações: Preterido em 2013, Ronaldinho Gaúcho foi a estrela da competição em 1999 |

[…] Leia também: Copa das Confederações: Espanha chega com favoritismo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: