Copa das Confederações: Há 12 anos, Brasil foi penta depois de fracassar na Copa das Confederações

12 06 2013

Seleção Brasileira foi a quarta colocada da edição de 2001, com um total de três gols marcados no torneio

Por Renato Fugulin

O Brasil terminou a Copa das Confederações de 2001 no quarto lugar e com três gols marcados

O Brasil terminou a Copa das Confederações de 2001 no quarto lugar e com três gols marcados. Foto: Getty Images

Apesar de ter três títulos de Copa das Confederações em sua história, a Seleção Brasileira também já passou por momentos ruins no torneio. Na edição de 2001, disputada na Coreia do Sul e no Japão, o Brasil foi o quarto colocado da competição, atrás da Austrália, Japão e França. No entanto, deu a volta por cima no ano seguinte e conquistou o penta.

Entre os 23 convocados por Emerson Leão, então técnico da Seleção, estavam alguns jogadores como Dida, Lúcio, Fábio Rochemback,  Evanílson (ex-Cruzeiro e Borussia Dortmund) e Leomar (ex-Sport). O Brasil disputou o Grupo B da Copa das Confederações de 2001 e teve Japão, Canadá e Camarões como seus adversários. O time de Leão começou bem o torneio, vencendo Camarões por 2 a 0 com gols do atacante Washington (antigo jogador do Atlético Paranaense, Fluminense e São Paulo), que havia se destacado atuando pela Ponte Preta, e do meia Carlos Miguel (ex-Grêmio, Internacional e Sâo Paulo).

Leia também: Seleção do Taiti pede médico e fisioterapeuta “emprestado”

No entanto, a situação piorou nos dois jogos seguintes. Contra o Canadá e o Japão, o Brasil não conseguiu mais do que um empate sem gols. A Seleção terminou o Grupo B no segundo lugar com cinco pontos, dois a menos que a Seleção Japonesa.

Na semifinal o Brasil encarou a França, vencedora da Copa do Mundo de 1998 e da Eurocopa de 2000. Logo aos sete minutos de jogo, Youri Djorkaeff cobrou um escanteio na esquerda, Patrick Vieira cabeceou para a entrada da área e Robert Pirès chutou forte para inaugurar o placar. O Brasil empatou aos 30 minutos depois de uma cobrança de falta de Ramon, mas sofreu o segundo gol aos 9 minutos da segunda etapa depois de Marcel Desailly desviar o escanteio de Djorkaeff para o fundo da meta de Dida. O placar de 2 a 1 manteve-se até ao fim do jogo e o Brasil disse adeus ao segundo título da Copa das Confederações.

No entanto, restava ainda o jogo de 3º e 4º lugar frente à Austrália, que foi eliminada pelo placar mínimo pelo Japão nas semifinais. Para a partida que encerrou a participação do Brasil no torneio, Emerson Leão fez três alterações em relação ao time que perdeu frente à França. Trocou Lúcio por Cláudio Caçapa, Leomar foi preterido por Vampeta e Leandro saiu da equipe para dar lugar a Magno Alves. Mesmo assim, o resultado não foi positivo. Derrota por 1 a 0, gol de Shaun Murphy a seis minutos do final da partida.

Na final, a França venceu o anfitrião Japão também por 1 a 0 com um gol de Patrick Vieira e conquistou o título.

Copa das Confederações: Neymar é o jogador mais valioso do torneio, diz estudo

Capitão do penta, Cafu levanta a taça da Copa do Mundo de 2002. Foto: Getty Images

O técnico Emerson Leão foi demitido após o término do torneio e foi substituído dois dias depois por Luiz Felipe Scolari. O fracasso na competição foi um bom presságio para a Seleção Brasileira. O time foi reformulado e a volta por cima aconteceu no ano seguinte. Dos jogadores escolhidos pelo seu antecessor para a disputa da Copa das Confederações, apenas Dida, Lúcio, Edmílson e Vampeta fizeram parte da lista final elaborada por Felipão para a Copa do Mundo de 2002. O final desta história já é conhecido. Ronaldo fez os dois gols da vitória contra a Alemanha na final e o Brasil conquistou o penta.

Confira a tabela de jogos da Copa das Confederações!

A Copa das Confederações acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho e contará com cobertura especial do Jornalismo Futebol Clube. Acompanhe de perto cada lance por meio do site e do Google Plus. Em parceria com o Google, divulgaremos nosso conteúdo na página do G+ dedicada à competição, busque pela hashtag#jornalismoFC e fique por dentro de tudo o que acontece nos gramados do Brasil.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: