‘Vovôs’ do Brasileirão são esperanças dos clubes para uma grande campanha

26 05 2013

Considerados mais experientes, eles são as esperanças de seus clubes para conseguirem título, vaga na Libertadores ou até mesmo escaparem do rebaixamento

Por Stéfano Bruno

Fotor0526142541

Zé Roberto, Alex e Seedorf… Craques deste Brasileirão que já estão com quase quatro décadas de idade (Foto: Stéfano Bruno / Jornalismo FC)

Zé Roberto, 38 anos, Alex, 35 anos e Seedorf, 37 anos… Esses são alguns exemplos de craques um pouco mais experientes que “enfeitam” o nosso disputado Campeonato Brasileiro que, embora não tenha um super craque atual, como Messi, Cristiano Ronaldo e, nem mesmo Neymar, que foi vendido ao Barcelona, conta com vários gênios da bola.

Com a sua volta ao futebol brasileiro, após oito temporadas atuando no futebol turco, o meia Alex mal recebeu os cumprimentos de “seja bem-vindo” em seu retorno ao Coritiba e já assumiu a braçadeira de capitão da equipe e dispensou tudo que envolve readaptação. O resultado disso não poderia ser outro… O craque foi o artilheiro do Campeonato Paranaense com 15 gols, caprichosamente marcados nas 17 vezes em que ele entrou em campo pelo estadual deste ano. É válido ressaltar mais uma vez que o Talento, como ficou conhecido na época em que atuou no Cruzeiro, é meia.

Zé Roberto, esse tal de Zé… De onde será que surge tanto fôlego para o “cracaço” do Grêmio que, mesmo com quase quatro décadas de vida, corre como um jogador recém-chegado das categorias de base. Pergunta difícil, não? Bom, não dispomos desta resposta, porém, temos os números dele nesta temporada. Dos 28 jogos disputados pelo Tricolor Gaúcho, Zé participou de 18 partidas e marcou sete gols. Lembrando que Vanderlei Luxemburgo atuou em boa parte dos jogos do Gauchão com uma equipe mista ou totalmente reserva.

E o que dizer de Seedorf? Ah, esse holandês… Joga muito, não? São 37 anos de muitas jogadas geniais, muito gol espetacular e muito samba. Opa, samba? Isso mesmo, Seedorf é casado com uma brasileira, nascida no Rio de Janeiro e, como atua na cidade do carnaval, já se adequou ao ritmo carioca. Como um mestre de bateria, Sidão, como o holandês também é conhecido, dita o ritmo do Botafogo. E se tem algo que não falta a ele é ritmo. Dos 24 jogos realizados pelo Botafogo em 2013, o craque participou de 18 e anotou sete gols. Bons números…

Fotor0526142829

Paulo Baier, Ronaldinho, Ceni e Harlei… Craques quase quarentões e goleiros que já chegaram ou ultrapassaram os 40 anos (Foto: Stéfano Bruno / Jornalismo FC)

Se o assunto é grandes jogadores que estão próximos de completar suas quatro décadas de vida, temos que ressaltar mais quatro nomes. Paulo Baier, o “eterno”, ainda comanda o Atlético-PR, mesmo com os seus 38 anos. E o que dizer de Rogério Ceni e Harlei, que já completaram suas quatro décadas? Com 40 anos, Ceni deverá se retirar dos gramados no final do ano. Quer saber os números do goleiro este ano? Aí vai: dos 31 jogos do Tricolor Paulista este ano, Ceni jogou 23, sofreu 28 gols e marcou outros quatro tentos. Já Harlei participou de 21 dos 25 jogos do Goiás nesta temporada, e levou apenas 14 gols. Excelentes números do arqueiro esmeraldino.

Fechando a conta dos grandes nomes com idade considerada um pouco mais avançada para o futebol, entra na lista outro gênio da bola, Ronaldinho Gaúcho. Se bem que com os seus 33 anos o craque do Atlético-MG pode ser considerado um “vovô-baby” se comparado ao Zé Roberto, Seedorf, Paulo Baier e cia.

Aí fica a grande pergunta: os “vovôs” do futebol brasileiro suportarão o agitado calendário e a enorme sequência de jogos do campeonato mais disputado do mundo? Se depender deles, isso será moleza.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: