Tradição x Atualidade: Boca e Newell’s se enfrentam na Bombonera

22 05 2013

Argentinos se enfrentam na primeira partida das oitavas, da Libertadores

Por Michel Corbacho

Em mais um confronto entre argentinos na Copa Libertadores, Boca Juniors e Newell’s Old Boys se enfrentarão em busca de uma vaga nas semifinais. Como o Newell’s fez uma melhor campanha na fase de grupos terá o direito de decidir o confronto em seus domínios, logo, a primeira partida entre as equipes será realizada nessa quinta-feira (23), às 21h30, no estádio da Bombonera.

Boca Juniors x Newell’s Old Boys – Quem levará a melhor no primeiro confronto das Quartas-de-finais?

A caminhada das equipes até o momento

O Boca Juniors estreou mal na competição, a equipe perdeu na Bombonera para o Toluca do México por 2 a 1. Os argentinos sairam na frente com gol de Santiago Silva cobrando pênalti, porém, permitiu a virada mexicana na segunda etapa. Na segunda rodada, os xeneizes viajaram até o Guayaquil para enfrentar o Barcelona, e conquistou uma importante vitória por 2 a 1 com gols marcados por Juan Manuel Martínez e Cláudio Pérez. Seguindo na competição, voltou a perder dentro da Bombonera desta vez para o Nacional (URU) por 1 a 0. Quando muitos davam o Boca por eliminado, os xeneizes devolveram o placar no Nacional, atuando fora de casa, gol marcado por Riquelme, e venceu o Barcelona pelo mesmo score, em casa, garantindo a classificação para as oitavas. Na última rodada do grupo, caiu diante do Toluca, no México, por 3 a 2. Nas oitavas, enfrentou o Corinthians, em um duelo com caráter de ‘revanche’ para os argentinos. Venceu na Bombonera por 1 a0, gol marcado por Blandi, e em São Paulo, garantiu classificação para as quartas-de-finais, graças a um belíssimo gol marcado por Riquelme, empatando em 1 a 1.

Ao contrário do Boca, o Newell’s Old Boys começou muito bem a Libertadores, vencendo o Olímpia (PAR) por 3 a 1 em Rosário, com direito a um golaço de Ignacio Scocco. Duas derrotas seguidas poderiam complicar suas ambições em passar para a próxima fase. Caiu diante do Deportivo Lara, por 2 a 1, e da La U, por 1 a0. Porém, os ‘leprosos’ conseguiram a recuperação batendo a La U por 2 a 0, no Chile, e em Rosário, venceu o Deportivo Lara por 3 a 1, destaque para mais um golaço marcado por Scocco. Na última rodada do grupo, o Newell’s perdeu de 4 a 1 para o Olímpia no Defensores Del Chaco. Nas oitavas um duelo argentino, Newell’s enfrentou o Vélez e perdeu a primeira partida em seus domínios por 1 a 0. Entretanto, novamente a equipe demonstrou poder de recuperação e garantiu classificação para as quartas vencendo o Vélez, no José Amalfitani, por 2 a 1.

Bianchi voltará a atuar com dois atacantes, Martínez ficará com a vaga

O técnico Carlos Bianchi tem algumas dúvidas para montar a equipe para enfrentar o Newell’s. O volante Erviti e o atacante Blandi sofrem com lesões e poderão ficar de fora dessa primeira partida. Nicolás Blandi sofreu uma fratura no dedo do pé direito e vai passar por infiltrações para tentar jogar. Caso os jogadores não possam atuar, Sanchéz Miño e Lucas Viatri deverão ser os seus substitutos, respectivamente. Outra dúvida que o comandante do Boca tem, é referente à formação tática da equipe. Nos confrontos com o Corinthians, o Boca atuou no ‘4-4-1-1’, ocupando bem os lados do campo, setor por onde a equipe paulista era muito forte ofensivamente. Entretanto, para essa partida contra o Newell’s, Bianchi deve voltar com o tradicional ‘4-3-1-2’, com três volantes, Riquelme de “enganche” (meia de ligação), e dois homens no setor de ataque. A provável equipe do Boca Juniors para a partida: Orion; Marín, Caruzzo, Burdisso, Clemente Rodríguez; Erbes, Somoza, Erviti (Sanchéz Miño); Riquelme; Martínez e Blandi (Viatri).

Martínez treina bem e deverá recuperar vaga na equipe titular do Boca. Foto/Reprodução: DiarioOlé

‘Tata’ Martino define a equipe para enfrentar o Boca

Pelo lado do Newell’s Old Boys, o técnico Gerardo Martino não terá muitos desfalques para a partida. Apenas Hernán Villalba que se recupera de lesão estará de fora do duelo com o Boca. A equipe de Rosário passou pelo Vélez Sarsfield nas oitavas-de-finais após perder em casa por 1 a 0, e conseguir a recuperação em Liniers onde venceu por 2 a 1. O comandante ‘Tata’ Martino vai com o que tem de melhor à Bombonera, indicando que deverá escalar os mesmos titulares que venceu o Vélez. Atuando em um ‘4-3-3’ com dois volantes que saem com qualidade para o setor ofensivo, Pérez e Cruzado, além de dois homens que jogam pelos lados do campo, Maxi Rodríguez e Figueroa, o Newell’s ainda conta com o artilheiro do futebol argentino na temporada, o atacante Ignacio Scocco. Assim, o Newell’s Old Boys deverá ir a campo com Guzmán; Cáceres, Vergini, Heinze, Casco; Pablo Pérez, Mateo, Cruzado (Bernardi); Maxi Rodríguez, Figueroa e Scocco.

Gerardo Martino conversa com Maxi Rodríguez em treino do Newell’s. Foto/Reprodução: DiarioOlé

Riquelme ou Scocco, quem será mais decisivo na partida?

A torcida do Boca deposita todas suas fichas no seu ‘camisa 10’. Juan Román Riquelme está totalmente recuperado de lesão e treinou normalmente durante a semana para o confronto com o Newell’s. As equipes se enfrentarão por três vezes consecutivas, duas pela Libertadores e uma pelo Campeonato Argentino, mas Bianchi já definiu que o seu capitão Riquelme jogará apenas as partidas da Copa Libertadores. O ‘eterno dez’, como é conhecido pela torcida, tornou-se o maior artilheiro do Boca na história da Libertadores com 24 gols marcados.

Riquelme e Scocco, os principais jogadores de cada equipe. Foto/Reprodução: AFP

Se o Boca tem Riquelme, o Newell’s conta com Ignacio Scocco, atacante de 27 anos, o artilheiro do futebol argentino nesta temporada. Scocco foi o máximo goleador do Torneio Inicial com 13 gols marcados. Atualmente, aparece na liderança da artilharia do Torneio Final com 10 gols, além disso, é o goleador do Newell’s na competição Sul-Americana com cinco tentos marcados. ‘Nacho’, como é conhecido, é a principal esperança de gols dos rosarinos.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: