Com gol nos acréscimos, Chelsea vence Benfica e é campeão da Liga Europa

16 05 2013

Aos 48 minutos, Ivanovic marca e garante o titulo para o Chelsea

Por Camila Andrade

Chelsea campeão Liga Europa (Foto: AFP)

A final da Liga Europa, segunda maior competição europeia, conheceu nesta quarta-feira (15) seu novo campeão: o Chelsea, ao vencer por 2 x 1, o Benfica, no Amsterdã Arena, com gol de Ivanovic, já nos acréscimos, e garantiu o título aos Blues.

Esta é a quinta conquista dos ingleses em competições continentais. No ano passado eles conquistaram a Liga dos Campeões, em cima do Bayer de Munique. Em 1971 e 1998 levaram a Recopa Europeia e também em 98 a Supercopa da Europa. Eles disputaram no fim de 2012, o campeonato mundial, mas foram derrotados pelo Corinthians.

Os benfiquistas cravaram uma amarga derrota, em um ano que marcou a volta da equipe em finais europeias. Já foram vencedores da antiga Liga dos Campeões, a Copa Europeia, em 1961/62 e disputou mais seis destas competições, mas não obtiveram sucesso. O time que não vence há 51 anos um campeonato deste nível, e após sua última conquista, o que chamam de “maldição”. O técnico, na ocasião, deixou o clube dizendo que eles não seriam campeões na Europa pelos próximos 100 anos e parece que até agora as palavras de Bela Guttmann estão surtindo efeito.

Os encarnados, começaram melhor a partida e tiveram as primeiras chances de gols. Aos 11 minutos, o artilheiro, Cardozo, mandou de cabeça e Salvio tentou concluir, mas a defesa conseguiu travar a bola. Minutos depois, logo após confusão na área, o time português, não soube aproveitar a chance de anotar o primeiro gol da partida.

Aos 32, Melgarejo, cruzou da linha de fundo para Gaitán, que bateu colocado, mas a bola foi por cima. O Chelsea, com Lampard, cinco minutos depois, se aproveitou de um espaço na intermediária, em um lance isolado e tentou abrir o marcador, mas em vão.

Ivanovic marcou o gol do título dos Blues (Foto: Getty Images)

O segundo tempo seguiu com o Benfica melhor em campo, porém, aos 14, o goleiro inglês, Cech fez a reposição e bola para Mata, que tocou a bola. Torres avançou até a grande área, escapou de marcação, driblou e chutou. O placar estava aberto, para os Blues.

O técnico encarnado, resolveu mexer, para mudar o resultado do jogo e após isso, aos 23 minutos, Azpilicueta, tentou fazer um corte de uma cabeçada com o braço direito e Björn Kuipers anotou a penalidade. O paraguaio, Cardozo fez a cobrança e não desperdiçou. Era o gol de empate para o Benfica.

A partida tinha tudo para ir a prorrogação, o relógio marcava 48 minutos. Mata cobrou escanteio e Ivanovic, sozinho, subiu e cabeceou. A bola chegou ao fundo das redes e então os ingleses fizeram a festa e conquistavam o título da Liga Europa, para a tristeza dos encarnados.

Jogadores do Benfica ficam desolados (Foto: Getty Images)

FICHA TÉCNICA:

Final – Liga Europa

BENFICA 1 X 2 CHELSEA

Local: Estádio Amsterdã Arena, em Amsterdã, Holanda

Data/hora: 15 de maio de 2013, às 15h45 (de Brasília)

Árbitro: Björn Kuipers (HOL).

Auxiliares: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra, ambos da Holanda

Gols: Torres (14’/2ºT) 0 – 1, Chelsea; Cardozo (23’/2ºT) 1 – 1, Benfica e Ivanovic (48’/2ºT) 1 – 2, Chelsea.

Cartões amarelos: Oscar (Chelsea), Garay e Luisão (Benfica).

Benfica: Artur; André Almeida, Luisão, Garay (Jardel) e Melgarejo (Ola John); Matic e Pérez; Salvio, Gaitán e Rodrigo (Lima); Cardozo. Técnico: Jorge Jesus.

Chelsea: Cech; Azpilicueta, Ivanovic, Cahill e Ashley Cole; David Luiz e Lampard; Ramires, Mata e Oscar; Torres. Técnico: Rafa Benítez.

Anúncios

Ações

Information

One response

31 07 2013
Mourinho acredita em retorno de Drogba ao Chelsea |

[…] CAMPEÃO DA EUROPA LEAGUE: Chelsea bate o Benfica e conquista torneio […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: