Após reunião, dirigentes cogitam retorno da Copa Sul-Minas

5 04 2013

O sucesso da Copa Nordeste animou os dirigentes do sul do país, onde realizaram uma reunião pelo retorno da Copa-Sul-Minas. Também existe a possibilidade do retorno apenas da Copa Sul

Por Stéfano Bruno

Com dois títulos, o Cruzeiro é o maior campeão da Copa Sul-Minas. Além disso o clube mineiro disputou todas as finais do torneio (Foto: Divulgação / Site oficial do Cruzeiro)

Os presidentes de Atlético-PR, Coritiba, Paraná e JMalucelli iniciaram nesta sexta-feira (5) as conversas para o retorno da Copa Sul-Minas, competição que envolve clubes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Embora as conversas já tenham começado, ainda não há um formato específico para a disputa da nova Copa Sul-Minas, mas sabe-se que o projeto é inspirado na Copa Nordeste. A princípio, a ideia é que os quatro ou cinco clubes melhores classificados em seus estados participem da competição. Um fato importante, é que a Copa Sul-Minas não extinguiria os campeonatos regionais destes estados e, inclusive, o campeão estadual teria vaga assegurada na edição seguinte da competição.

– Depois vamos conversar com os clubes dos outros três estados, numa segunda etapa envolver as federações e depois com as televisões e a CBF, para que ela homologue o torneio –  disse Joel Malucelli, presidente de honra do JMalucelli.

Presidentes favoráveis ao retorno da competição

Embora ele não dê entrevistas, Mario Celso Petraglia, presidente do Atlético-PR, disse a rádio do clube que é a favor do retorno da competição. Mario disse que a ideia inicial é um campeonato apenas com as equipes do sul do país, formando uma espécie de Copa Sul, que chegou a ser disputada em 1999 tendo o Grêmio como campeão. Porém, Petraglia declarou que seria importante a participação dos clubes de Minas Gerais na competição.

Embora otimista, Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba, preferiu manter a cautela em sua entrevista e pediu calma para tratar do assunto. Vilson lembrou que várias questões ainda precisam serem discutidas como a logística, investimento e a inserção no calendário nacional.

– A nossa opinião é bem clara. A Copa Sul-Minas é um grande atrativo para as equipes. Mas precisa acertar bem alguns assuntos como a logística das equipes, investimentos dos clubes. Precisa ver o calendário nacional também, para saber como vamos encaixar a competição. Mas é uma ideia preliminar ainda – disse o presidente do Coritiba.

Também favorável ao retorno da competição, Luis Carlos Casagrande, vice-presidente do Paraná, disse que os jogos são um atrativo a mais para o torcedor.

– O torneio é interessante. Quando participamos, teve um sucesso muito grande. Na final, contra o Grêmio, foram mais de 50 mil pessoas no Pinheirão. Então, é um torneio muito interessante. São times fortes e é uma competição interessante no nível nacional – declarou Luis Carlos.

Torneio com apenas três edições

Embora tenha sido um torneio de grande destaque, tanto que é lembrado até hoje, a Copa Sul-Minas teve apenas três edições. Disputada entre os anos 2000 e 2002, a Copa teve apenas dois campeões e ambos mineiros: América-MG, campeão em 2000 em cima do Cruzeiro, e Cruzeiro nos dois anos seguintes, quando vitimou na final a dupla curitibana, Coritiba e Atlético-PR, respectivamente.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: