No G4 das torcidas, Vasco supera o Palmeiras e fecha o grupo entre Rio-São Paulo

27 03 2013

Flamengo continua com mais torcedores, porém, Corinthians e São Paulo permanecem em muitos corações brasileiros

Por Gustavo Soler

Na última terça-feira (26), pesquisadores da Pluri Consultoria, divulgaram dados sobre o coração torcedor no Brasil. Nesta polêmica saudável, que muitas vezes vira motivo de brincadeira entre amigos para falar que a sua torcida é maior, 21.049 pessoas, todos acima de dezesseis anos, foram ouvidas pela agência.

Torcida do Mengão conta os minutos para voltar a fazer festa no Marcanã

A atualização destes dados soou como música nos ouvidos dos cariocas, pois o Flamengo permanece como a maior do país e ainda conseguiu aumentar a sua porcentagem de admiradores. No ano passado, 15% dos brasileiros gritavam “mengo” pelas ruas, já em 2013, 16,8% torcem pelo rubro-negro. O arquirrival flamenguista, o Vasco, também tem motivos de sobra para comemorar os novos estudos. O cruzmaltino ultrapassou o Palmeiras e assumiu a quarta posição no ranking.

Esta “disputa” só não caiu bem para o Botafogo. Mesmo com o moderno Engenhão e Seedorf, o clube da estrela solitária perdeu torcedores e viu o rival Fluminense, assumir o 11º lugar. Já em São Paulo, a torcida palmeirense está realmente chateada com o desempenho do time nos últimos anos. Em 2012, o alviverde mostrava 6% da preferência nacional. Neste ano, com o novo rebaixamento, o número despencou para 4,9% em todo o país.

Pacaembu lotado, Japão lotado, um verdadeiro banco de loucos

Enquanto isso, os alvinegros ganharam mais adeptos. O Corinthians, atual campeão da Libertadores e do Mundial, escuta cada vez mais alto o grito de “Louco por ti Corinthians”. No território nacional temos 14,6% de loucos e loucas. Já na baixada, o fenômeno Neymar e as recentes conquistas estaduais e até mesmo da Libertadores, renderam ao Santos o sétimo lugar na atual pesquisa. No ano anterior, o Peixe ostentava a nona colocação. Já o Tricolor, permanece na terceira posição e com os mesmo 8% de preferência.

Os mineiros também estão mais entusiasmados com o futebol, ambos conquistaram uma posição no ranking. O galo agora é o nono colocado, já o Cruzeiro subiu para a sexto. O curioso neste dado é que no Rio Grande do Sul, o clássico GreNal perdeu alguns torcedores. O Grêmio em 2012 era o sexto time de preferência nacional.  Hoje ele aparece na 8ª posição, porém, a torcida continua em 3%. Já os colorados que também tinham os mesmo 3%, perderam duas posições e também 0,5% de torcida. Atualmente o Inter está em décimo lugar com 2,5% de torcedores.

O leão ruge e mostra crescimento na torcida

No nordeste, o Sport superou o Bahia, agora o time de Recife é o 13º colocado. Náutico e Paysandu não figuravam entre o top 20 no estudo levantado em 2012, porém, neste ano, eles ocupam respectivamente 18º e 19º lugar. O Ceará continua fechando o grupo dos vinte maiores clubes em torcida. Um dado que também alegrou foi o de pessoas não associadas a nenhum time.

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: