Líder, Vettel vence na Malásia em corrida bastante emocionante

24 03 2013

Duelos entre carros da RBR e Mercedes levantaram a torcida em Sepang; Massa, que largou mal, terminou em quinto

Por Luiz Queiroga

Em uma corrida de duelos intensos entre companheiros de mesmas equipes, a Red Bull conseguiu a dobradinha no pódio com Sebastian Vettel em primeiro e Mark Webber em segundo, na manhã deste domingo, no GP da Malásia, em Sepang. Com o resultado o alemão da RBR tornou-se o líder da temporada, com 40 pontos. Em terceiro, Lewis Hamilton, da Mercedes, que brigou até o fim com o companheiro de equipe Nico Rosberg pela posição. Felipe Massa, que largou em segundo, perdeu posições na largada mas conseguiu uma prova de recuperação, chegando em quinto .

A expectativa era para o duelo entre Massa e Fernando Alonso, segundo e terceiro respectivamente. Só que para o azar da Ferrari, ambos tiveram uma péssima largada: enquanto o brasileiro caiu para a sexta posição, o espanhol conseguiu tomar a vaga de Felipe, mas acabou tocando na traseira de Vettel, danificando o lado esquerdo da asa dianteira. Ele preferiu continuar na prova ao invés de parar e pagou caro pela decisão equivocada, já que o bólido passou por cima da asa e ela foi arrancada por completo, tirando-o do circuito.

Enquanto isso, alguns pilotos promoviam brigas interessantes, como o finlandês Kimi Raikkonen com o alemão da Mercedes, Nico Rosberg. O piloto da Lotus tentou manter a quarta posição, mas acabou por ser ultrapassado. Depois o “Homem de Gelo”, líder do campeonato, perdeu várias posições, caindo no bloco intermediário.

Na sexta volta, Vettel entrou no box, seguido por Massa; na seguinte, todos os outros carros também resolveram parar. Destaque para a cena nostálgica e bisonha criada por Lewis Hamilton, que parou no box da antiga equipe McLaren ao invés da Mercedes, perdendo segundos importantes.

Na ponta do circuito, Mark Webber preferiu adotar outra tática e optou por pneus duros, se mantendo na liderança. Enquanto isso, Pastor Maldonado saiu com a sua Williams na 14ª volta e perdeu dez posições ao parar para trocar o bico do bólido danificado pela escapada. Quem também não estava em grande dia era a equipe da Force India, que teve problemas com os dois pilotos quando pararam. Pior para Paul Di Resta, que abandonou a corrida.

Massa seguia no encalço de Hulkenberg, três milésimos mais lento que a Ferrari, mas o brasileiro sofria com a sombra do francês Roman Grosjean, da Lotus. Por fim, Felipe conquistou a posição do alemão, que também foi ultrapassado por Grosjean.

Na liderança, Webber tinha que lidar com as investidas do companheiro de equipe Vettel, mas australiano segurou bem a posição. Logo atrás, os carros da Mercedes se aproximaram, com Hamilton subindo para terceiro e Rosberg em quarto; ambos ficaram muito rápidos após as paradas. Percebendo a chegada do inglês, Vettel pediu para a RBR que Webber cedesse a dianteira já que estava mais lento que o alemão e favorecia a dupla da Mercedes, mas a equipe austríaca pediu paciência. O australiano respondeu virando cinco milésimos mais rápido que o companheiro e se distanciou.

Para completar o péssimo dia da Force India, foi a vez de Adrian Sutil abandonar a corrida. Enquanto isso, Raikkonen conseguiu recuperar algumas posições e subiu para nono, atrás de Hulkenberg. O finlandês sofreu para ultrapassar o mexicano da McLaren Sergio Perez. Na ponta do circuito, os carros da Red Bull e Mercedes optaram por pneus duros, mas Vettel perdeu posição para Hamilton. Com as paradas, Button chegou a liderar, mas foi ultrapassado por Button. O inglês quando precisou parar, perdeu muito tempo após o erro dos mecânicos de não fixarem a roda dianteira direita e voltou só em 14º. O problema beneficiou Massa, que subiu para quinto. Mais à frente, Hamilton e Vettel promoviam um duelo bastante acirrado, com o alemão subindo para segundo.

Na 44ª volta, Webber entrou nos boxes e ao sair teve Vettel na traseira. As curvas seguintes foram de fortes emoções com os dois bólidos quase se chocando com as investidas do alemão em cima do experiente companheiro, que não deu espaço. Logo atrás, também teve duelo de carros da mesma equipe, com Rosberg ultrapassando Hamilton na curva, mas o inglês recuperou a posição na reta principal.

As voltas seguintes foram bastante acirradas, com as duplas ousando na pista. Pela ponta, Vettel atacou na reta de largada e o Webber praticamente o espremeu no canto, mas o alemão soube se manter e conquistou a primeira posição. A cinco voltas do fim, Sebastian já virava um segundo mais rápido que o companheiro de equipe e não perdeu mais a dianteira, sendo o primeiro a receber bandeira quadriculada em Sepang.

As emoções da Fórmula 1 só voltam em três semanas, no circuito de Xangai, no GP da China, entre os dias 12 e 14 de abril, com a corrida nesse dia às 4h (de Brasília).

Confira o resultado final do GP da Malásia (56 voltas):

1 –  Sebastian Vettel  (ALE/RBR), em 1h38m56s681
2 –  Mark Webber  (AUS/RBR) – a 4s298
3 –  Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 12s181
4 –  Nico Rosberg (ALE/Mercedes)  – a 12s640
5 –  Felipe Massa (BRA/Ferrari)  – a 25s648
6 –  Romain Grosjean (FRA/Lotus)  – a 35s565
7 –  Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)  – a 48s479
8 –  Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 53s044
9 –  Sergio Perez (MEX/McLaren)  – a 1m12s357
10 –  Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – a 1m27s124
11 –  Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1m28s610
12 –  Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – a 1 volta
13 –  Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 1 volta
14 –  Charles Pic (FRA/Caterham) – a 1 volta
15 –  Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – a 1 volta
16 –  Max Chilton (ING/Marussia) – a 2 voltas

Não completaram:
17 –  Jenson Button  (ING/McLaren) –  na volta  53
18 –  Daniel Ricciardo (AUS/STR) –  na volta 51
19 –  Pastor Maldonado (VEN/Williams) –  na volta 46
20 –  Adrian Sutil (ALE/Force India) –  na volta 28
21 –  Paul di Resta (ESC/Force India) –  na volta 23
22 –  Fernando Alonso (ESP/Ferrari) –  na volta 2

Melhor volta: Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m39s199

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: