Brasil e Itália: muita história em campo

20 03 2013

Brasil e Itália entram em campo nesta quinta-feira, para escrever mais um capítulo do tradicional confronto

Por Stéfano Bruno

Roberto Baggio cobra pênalti por cima do gol de Taffarel e Brasil conquista o tetracampeonato mundial. Cena marcante da Copa de 1994 (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)

Dia 17 de julho de 1994, um domingo. Entram em campo Brasil e Itália, com um único objetivo: voltar a erguer a Taça Fifa, entregue a seleção campeã do mundo. Ambas as seleções viviam um longo jejum de títulos mundiais. O último título conquistado pela seleção canarinho havia sido em 1970, enquanto a Squadra Azzurra, como é conhecida a seleção italiana, havia erguido a taça pela última vez em 1982. Até então, ambas as equipes eram tricampeões mundiais.

A história da partida todo mundo já conhece: na primeira Copa do Mundo decidida nas cobranças de pênalti, Roberto Baggio mandaria por cima o sonho italiano de voltar a erguer uma Taça Fifa. Sonho que foi ser realizado apenas em 2006, quando a Squadra Azzurra derrotou a França, curiosamente, nos pênaltis.

Pelé comemora com brasileiros a conquista da Copa do Mundo de 1970 (Foto: AP)

Além da Copa do Mundo de 1994, Brasil e Itália também decidiram a Copa de 1970, quando a seleção canarinho goleou a seleção italiana por 4 a 1, sendo esta a maior goleada no confronto entre as duas seleções.

Adriano atuou no último confronto entre Brasil e Itália. Vitória canarinho por 2 a 0 (Foto: Kirsty Wigglesworth / AP)

Segundo o site da Fifa, Brasil e Itália já se enfrentaram 14 vezes, e a seleção brasileira leva vantagem no duelo com os italianos. São sete vitórias para a seleção canarinho, cinco vitórias para a Squadra Azzurra e dois empates. A seleção verde-amarela anotou 24 gols a favor, enquanto a seleção italiana balançou as redes brasileiras em 19 oportunidades.

Se o assunto for Copa do Mundo, o confronto entre Brasil e Itália se torna muito equilibrado. São cinco jogos, com duas vitórias para cada lado e um empate.

Na última vez em que as duas seleções se enfrentaram, a seleção brasileira levou a melhor e venceu a seleção italiana por 2 a 0. Na ocasião, Elano e Robinho marcaram os gols da seleção canarinho. E agora, quem levará a melhor neste confronto mais que tradicional? A resposta começará a ser escrita nesta quinta-feira (21), às 16h30min (de Brasília), no Estádio de Genebra, na Suíça, quando as duas seleções irão duelar pela 15ª vez.

Anúncios

Ações

Information

One response

21 03 2013
Clipping: Notícias Sobre o São Paulo FC | Blog do Lina

[…] Brasil e Itália: muita história em campo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: