Experiência. Aposta que deu certo com o Atlético-MG nesta Libertadores

17 03 2013

Entre os brasileiros que disputam a Libertadores, Atlético conta com maior média de idade e a menor média de altura

Por Stéfano Bruno

 

 

Com 36 anos, Gilberto Silva é o jogador mais experiente do atual elenco atleticano (Foto: Bruno Cantini / site oficial do Atlético-MG)

Após contratar jogadores mais experientes, como Gilberto Silva, Araújo e Rosinei, o discurso do técnico Cuca era que o Atlético precisava de jogadores acostumados com grandes competições para não ter dificuldades na Libertadores, competição que o Atlético-MG não disputava há 13 anos. Aposta que deu certo.

Em apenas quatro jogos, o Galo já igualou o número de vitórias que obteve em sua última participação na Libertadores: quatro. Além do 100% de aproveitamento este ano, a equipe alvinegra também quebrou outra escrita: em 2.000, ano de sua última participação no torneio continental, a equipe não conseguiu vencer nenhuma partida fora de casa. Nesta Libertadores a equipe já realizou dois jogos longe dos seus domínios, e foi bem, alcançando duas vitórias, sendo uma delas, uma goleada sobre o Arsenal de Sarandí, por 5 a 2.

Mesmo com um elenco que mescla experiência com juventude, o Atlético conta com a maior média de idade nesta Libertadores. Isto se comparado com as outras equipes brasileiras que também disputam o torneio sul-americano. A média de idade da equipe alvinegra é de 26,8 anos. Atrás da equipe alvinegra aparece o Grêmio, com média de 25,2 anos. Depois do Tricolor Gaúcho aparecem: Corinthians, com média de 24,9 anos, São Paulo, 24,4 anos e Palmeiras, com média de 24 anos.

Saudações ao Zé! Com 38 anos, Zé Roberto está voando pelo Grêmio e lidera a equipe nesta Libertadores (Foto: Agencia RBS)

Além da experiência, o Atlético aposta em outro fator para ir longe nesta Copa Libertadores: a Arena Independência. Sem perder em casa à quase dois anos, a equipe mineira carrega outra marca em seus domínios: o Atlético não perde como mandante pela Libertadores desde 24 de setembro de 1978, quando a equipe foi derrotada no Mineirão pelo Boca Juniors, por 2 a 1. Desde então, o Galo fez 11 jogos em casa pelo torneio sul-americano, atingindo a marca de oito vitórias e três empates.

Baixa média de altura explicaria a alta velocidade?

Se entre os brasileiros o Atlético tem a maior média de idade, entre os mesmos o Galo tem a menor média de altura. Sem se contentar com tal estatística, a equipe alvinegra ainda tem o menor jogador da Libertadores: Bernard, de apenas 1,62m de altura.

Dono de apenas 1,62 de altura, o rápido Bernard costuma “voar” em campo (Foto: Divulgação)

Enquanto Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo tem média de altura de 1,81m, o Atlético tem média de 1,77m. A baixa estatura do Atlético explicaria a velocidade imposta pelo time em seus jogos? Mas como, se em contrapartida a equipe tem a maior média de idade? Fácil explicar. Dividimos o elenco atleticano em três setores: defesa, meio-campo e ataque. Feito isso, calculamos a média de idade de cada setor. A defesa alvinegra teve a maior média de idade, com 27,4 anos. O setor de meio-campo ficou com média de 26,6 anos, enquanto o ataque teve média de 26,1 anos, ou seja, a menor da equipe, o que pode explicar a alta velocidade dos jogadores do setor ofensivo alvinegro.

Réver, Leonardo Silva e Jô, o trio de “gigantes” do Atlético (Foto: Marcus Desimoni/UOL)

Aumentando a contradição, um dos pontos fortes do Galo é as jogadas de bola aérea. Outra contradição fácil de explicar. Se contarmos apenas os 11 titulares, que dificilmente se alteram, a média de altura do Atlético cresce de 1,77m para 1,80m. Além disso, a equipe titular do Galo conta com três gigantes: Réver e Leonardo Silva, ambos de 1,92m de altura, e Jô, com 1,89m.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: