Haja menino na Vila! Metade do elenco do Santos foi revelado pelo clube

13 03 2013

Peixe conta com 17 atletas promovidos das categorias de base na equipe profissional

Por Luiz Queiroga

Resultado de um alto investimento da base: dos “Meninos da Vila” campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013, nove jogam no time profissional (Foto: Miguel Schincariol)

Na semana passada, o Jornalismo FC apurou que o meia Bruno Lamas havia rescindido o contrato antes do término do vínculo com o Santos. Em entrevista exclusiva ao portal, o jovem atleta declarou que “há muito tempo a base não está sendo valorizada” pelo Peixe e não escondeu a decepção sobre como ele e outros garotos são tratados pelo clube, já que “essa diretoria da base está liberando e trazendo novos”, segundo explicou.

A equipe de reportagem do Jornalismo FC entrou em contato com o Santos para apurar de fato se o clube leva a sério a alcunha de “Meninos da Vila”.

O Santos não teve interesse de permanecer com Bruno Lamas (Foto: Pedro Ernesto Guerra)

Se o clube tiver interesse, conversa-se com o garoto para prorrogar o vínculo

Em contato com a assessoria das categorias de base do Santos, foi informado que o clube mantém o mesmo padrão quanto a renovação de contrato: antes do fim deste, caso haja interesse em uma continuação do vínculo, o jogador e seus representantes são chamados para iniciar a renovação. Mas há situações que podem surgir problemas e acabar não acontecendo o acerto:

– Podem haver divergências entre as partes, para que o atleta não siga no clube – declarou Vinícius Vieira, assessor das categorias de base, que aproveitou para afirmar que no caso de Lamas “foi uma opção da gerência em não estender o vínculo”.

Escolinha “Meninos da Vila”

O Santos possui cinco categorias de base (sub 11, 13, 15, 17 e 20), que contém ao todo 270 atletas atualmente. Para conseguir firmar o primeiro contrato profissional, o jogador precisa ter mais de 16 anos. Se ele tiver um bom aproveitamento na visão da comissão técnica até essa idade, é chamado junto com os representantes para assinar o vínculo. O clube afirmou que são cerca de 30 mil garotos avaliados nas clínicas do Santos pelo Brasil.

Balanço positivo de aproveitamento

Todo o investimento nas categorias de base tem sido bastante aproveitado pelo Peixe. No time profissional, de 34 atletas, metade foi promovida das categorias inferiores, sendo que nove jogadores fizeram parte da conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, contra o Goiás, no início do ano.

Na última partida, diante do Atlético Sorocaba, quatro atletas formados pela base estiveram em campo: Rafael, André, Giva e Emerson. Além de Neymar, principal nome revelado pelo Santos, ser o grande destaque do Santos nas últimas temporadas.

– O Bruno é um caso particular, como qualquer outro atleta, e não podemos generalizar que a base do Santos FC não aproveita seus atletas, pois, se observar, o time campeão da Copa São Paulo contou com atletas quem já atuam na base desde os Sub-11,13 – comentou o assessor.

Nove campeões da Copinha são coroados por jogar ao lado de Neymar hoje no time profissional (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: