Após tragédia na Bolívia, Corinthians pode até ser excluído da Libertadores

21 02 2013

Embora a Conmebol ainda não tenha se pronunciado sobre o incidente, o Código de Disciplina da entidade prevê punições severas para comportamentos inadequados de torcedores

Por Stéfano Bruno

Fiscal de investigação (Foto: Rodrigo Vessoni)

Abigail Saba, fiscal de investigação, está interrogando os corintianos apreendidos (Foto: Rodrigo Vessoni/Lance!Net)

Após estrear nesta edição da Copa Libertadores com um empate diante do San José, da Bolívia, o Corinthians também poderá estrear o recém criado Código de Disciplina da Conmebol. Um sinalizador atirado pela torcida corintiana em direção a torcida boliviana, causou a morte de um jovem de 14 anos e poderá causar até mesmo a exclusão do Timão da competição. O jovem atingido recebeu atendimento no local, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do hospital.

O artigo 11 do Código recém criado prevê punições para comportamentos inadequados de torcedores, como invasão de campo, objetos atirados no gramado, o uso de sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer outro objeto pirotécnico. Já o artigo 18 cita multas (de no mínimo R$ 200 mil) perda de pontos, anulação ou repetição de jogos, proibição de jogar em um estádio ou país e até a exclusão da competição (presente ou edição futura).

Após confirmar que o objeto que atingiu o jovem Kevin Beltran Espada foi atirado por torcedores corintianos, a polícia boliviana apreendeu 12 torcedores da equipe paulista. O artefato que perfurou o crânio do jovem tinha 20 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro.

San José x Corinthians - Copa Libertadores - Kevin Douglas Beltrán Espada (Foto: Reprodução)

Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, faleceu ainda no estádio, em Oruro (Foto: Reprodução/Facebook)

Após ser interrogado e liberado pela Fuerza Especial Lucha Contra Crimen (FELCC), delegacia de Oruro, na Bolívia, onde os torcedores do Corinthians estão detidos, o produtor de vídeo, Fabiano Curi, que está gravando um documentário sobre o Timão, disse que o disparo do artefato foi acidental e quase atingiu diversos corintianos.

– Passou perto de todo mundo, poderia ter machucado muita gente da própria torcida do Corinthians. Muitos ficaram irritados na hora, mas só depois viram que tinha atingido o torcedor do San José – disse Curi.

Fabiano estava gravando imagens da partida e, no intervalo, voltou sua câmera para a torcida, mas o incidente já havia acontecido. A polícia boliviana solicitou suas imagens, mas, como não havia nada que ajudasse na investigação, liberou o torcedor.

Tite chora após morte do torcedor: ”Trocaria o título mundial pela vida dele”

Ao falar da morte do torcedor do San José, de apenas 14 anos, Tite não conseguiu segurar a emoção. Após trocar a sua entrevista coletiva por um pronunciamento, ainda no Estádio Jesus Bermúdez, o treinador corintiano demonstrou estar muito abatido com o ocorrido.

– Eu não queria fugir da minha responsabilidade e deixar de estar presente aqui. Não tem preço, não se vence a qualquer custo, o esporte tem outro sentido. Me desculpe, sei que não vai tirar a dor de vocês e nem da família, e estamos muito sentidos. Eu trocaria o meu título mundial pela vida do menino – disse o treinador.

A situação causou uma enorme apreensão aos dirigentes e jogadores corintianos, já que os torcedores bolivianos faziam coro de ”assassino” para os brasileiros.

O gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, estava próximo do local onde o artifício caiu e relatou o drama e a revolta dos bolivianos contra os brasileiros.

– O foguete caiu a 15 metros da gente, muito próximo de onde estávamos, e nós estávamos vestindo roupas do Corinthians. As pessoas se voltaram contra a gente, atirando algumas coisas. Nós entendemos a revolta de todos e preferimos deixar aquele camarote, voltamos para o vestiário para esperar o jogo acabar – disse Edu.

Os dirigentes corintianos não quiseram falar sobre uma possível punição e declararam apenas que “vão aguardar a apuração dos fatos”. Já a Conmebol ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: