Champions: Milan surpreende o Barcelona e Galatasaray empata com o Schalke 04

20 02 2013

Italianos seguraram o ímpeto ofensivo dos catalães e venceram por 2 a 0; turcos e alemães ficaram no 1 a 1

Por Caio Martins

UEFA Champions League

Esta quarta-feira (20) foi o último dia de partidas de ida das oitavas de final da UEFA Champions League. Em um dos confrontos mais esperados dessa fase, o Milan recebeu o Barcelona no San Siro e surpreendeu o time espanhol ao apresentar um sistema defensivo intransponível e um ataque que soube aproveitar as poucas chances que teve. O jogo terminou em 2 a 0 para os italianos. Já na Turquia, o Galatasaray de Drogba e Sneijder enfrentou o Schalke 04, da Alemanha. As equipes empataram por 1 a 1 em uma partida equilibrada, que contou com visitantes bem postados e perigosos no ataque.

Milan se fecha, aproveita suas chances e complica o Barcelona na UCL

Boateng vibrou muito com o gol que marcou no jogo contra o Barça (Foto: Getty Images)

Boateng vibrou muito com o gol que marcou no jogo contra o Barça (Foto: Getty Images)

As propostas de jogo dos rossoneri e dos catalães ficaram bem definidas desde o primeiro minuto da partida em Milão. Os espanhóis colocaram em prática, mais uma vez, sua filosofia de toque de bola refinado para envolver o adversário e chegar ao gol. O time de Messi e companhia, no entanto, não contava com a eficiência da zaga de Massimiliano Allegri. Com um sistema defensivo compacto, o Milan não sofreu sustos na primeira etapa, acabou por garantir um primeiro tempo monótono e assustou apenas uma vez. Aos 35min, Boateng cruzou para El-Shaarawy, mas a revelação italiana não conseguiu alcançar a bola e marcar.

A etapa final começou da mesma forma. O Barcelona ficava o maior tempo possível com a bola e o Milan esperava o contra-ataque. A única diferença para os 45min inicias foi que os italianos tiveram uma bola parada a seu favor. Em cobrança de falta ensaiada, Montolivo isolou em cima de Zapata. O errado, porém, deu certo. A bola sobrou para Kevin Prince Boateng, que girou e bateu no canto de Victor Valdés para abrir o placar.

Muntari vibra após marcar o segundo do Milan (Foto: Getty Images)

Muntari vibra após marcar o segundo do Milan (Foto: Getty Images)

Aos 23min, mais uma boa chance do Milan. Montolivo levantou na área, a zaga afastou mal e Pazzini tentou aproveitar e, de puxeta, emendou contra o gol de Valdés, que, atento, fez a defesa. Aos 30min, Messi tocou para Iniesta e o camisa 8 mandou um chute com muito perigo: a bola passou raspando a trave esquerda de Abbiati.

O que já era surpreendente ficou inacreditável aos 35min. Em boa tranca do ataque rossonero El-Shaarawy deu belo passe por cima para o ganês Muntari, que encheu o pé e balançou as redes espanholas. O time italiano soube controlar o desespero espanhol pelo gol e garantiu uma excelente vantagem, que pode render a primeira eliminação do Barcelona, em muitos anos, nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Jogo equilibrado na Turquia deixou vaga nas quartas em aberto

Yilmaz comemora o gol que abriu a partida em Istambul (Foto: Getty Images)

Yilmaz comemora o gol que abriu a partida em Istambul (Foto: Getty Images)

O jogo entre turcos e alemães foi mais movimentados desde o começo. Com as estrelas Sneijder e Drogba em campo, o Galatasaray começou a partida tentando sufocar os visitantes para marcar logo no início. E funcionou. Aos 12min, o brasileiro Felipe Melo roubou a bola e passou para Sneijder, que encontrou Yilmaz. Um dos artilheiros da Liga dos Campeões, o turco deu um lindo chapéu em um defensor alemão e soltou uma bomba, sem chances para o goleiro Hildebrand: 1 a 0.

O Schalke não se assustou e quase empatou na sequência, quando Höwedes cabeceou e quase empatou. Drogba respondeu na sequência ao chutar e obrigar o goleiro a fazer grande defesa. Na sequência, Selçuk acertou o travessão. Quando tudo indicava para uma vitória parcial do Galatasaray, mesmo com uma certa pressão dos visitantes, os alemães surpreenderam. Com 44min, os turcos bobearam na saída de bola e Jermaine Jones tocou para Farfán. O peruano venceu seus adversários na corrida e tocou de volta para o volante, que apenas tirou do goleiro para empatar.

O time de Gelsenkirchen voltou dos vestiários com a mesma dedicação mostrada após o gol sofrido aos 12min do primeiro tempo. Michel Bastos era bastante acionado e até arriscou um chute de longe aos 18. Farfán era o responsável pela armação das jogadas e quase conseguiu um pênalti a favor dos alemães.

Percebendo que o empate em casa não seria um bom negócio, o Galatasaray passou a correr mais atrás do resultado e os alemães, mais satisfeitos, já esperavam pelo contra-ataque.

Jones comemora o gol de empate do Schalke 04 (Foto: Getty Images)

Jones comemora o gol de empate do Schalke 04 (Foto: Getty Images)

Aos 33min, Sarioglu aproveitou bola rebatida na área do Schalke e arriscou uma bomba, que foi defendida por Hildenbrand. Na sequência, os visitantes responderam com Draxler, que driblou dois adversários e finalizou com muito perigo contra o gol turco.

Apesar da disposição das duas equipes em tirar o empate do placar, os sistemas defensivos, bem postados, não sofreram mais grandes sustos e a partida terminou empatada. O empate foi bom para o Schalke 04, que, com um empate de 0 a 0 em seus domínios, garante o passaporte para as quartas de final da Champions League.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: