Porto mantém a boa fase e leva a melhor sobre o Málaga no primeiro confronto das oitavas

19 02 2013

Mesmo perdendo grandes oportunidades, os Dragões dominaram e venceram com um gol irregular de João Moutinho

Por Gustavo Soler

João Moutinho garantiu a vitória do Porto no Estádio do Dragão (Foto: Getty Images)

Nesta terça-feira (19), o surpreendente Málaga cruzou a fronteira Ibérica para encarar o Porto, no estádio do Dragão. O clube espanhol, que caiu no mesmo grupo de Zenit e Milan, não era um dos favoritos para se classificar, mas conseguiu ficar com a primeira colocação, passando de forma invicta – em seis jogos o time obteve 3 vitórias e 3 empates. Já os Dragões travaram uma boa disputa com o PSG pela primeira colocação no grupo A, no entanto, o time de português perdeu a última partida para os franceses e ficou com o segundo posto. O clube da Terrinha conseguiu o triunfo sobre os espanhóis e viajam para Málaga com uma boa vantagem.

Sabendo da importância do gol fora de casa, o Málaga se aventurou no ataque logo no começo do jogo e obteve um escanteio. Na cobrança, Joaquín mandou para o meio da área, a zaga afastou e, na sobra, Isco obrigou Helton a fazer uma grande defesa e mandar novamente pela linha de fundo. Na segunda cobrança do camisa 7 espanhol, Lucho González armou o contragolpe e deixou para Izmailov, o russo arriscou, mas Willy Caballero evitou o gol. Pressionando pelo primeiro gol, os Dragões quase abriram o placar com o brasileiro Fernando. O camisa 25 aproveitou o desvio na primeira trave de Varela, no entanto, o cabeceio subiu demais.

Com a defesa do Málaga bem postada, os donos da casa arriscavam de longe, primeiro com Danilo e posteriormente com João Moutinho, mas ambas as finalizações pararam no goleiro Caballero. O lateral-direito do Porto apareceu de novo aos 34 minutos, o brasileiro lançou Jackson Martínez dentro da área, o artilheiro do time tentou o arremate, porém, foi interceptado por Sergio Sanchéz. Aos 41, João Moutinho enfiou a bola por trás da zaga para Jackson Martínez, o camisa 9 teve a chance de abrir o placar, no entanto, o auxiliar marcou o impedimento.

O desenho do início da etapa final foi similar ao do primeiro tempo: o Málaga buscou uma pressão no começo, mas logo o Porto se recuperou e Izmailov quase abriu o placar após receber um passe de Varela: o russo mandou para fora. Aos nove minutos, Danilo recebeu de João Moutinho, arriscou e mandou a bola pra fora, com perigo contra gol de Cabellero. A insistência portuguesa resultou em gol aos 11: Alex Sandro lançou João Moutinho, que estava um pouco à frente da linha de impedimento, no qual não foi marcado pelo auxiliar, o armador tocou de primeira na saída do goleiro e mandou para o fundo das redes.

Aos 32 minutos, Alex Sandro cobrou escanteio pela direita, a zaga do Málaga falhou, mas Lucho González não conseguiu aproveitar o erro e mandou a bola em cima do goleiro. Os Dragões tentavam o segundo gol. A chance veio com Jackson Martínez, o atacante tentou o passe para o seu conterrâneo James Rodríguez, mas Antunes fez o corte antes que a bola chegasse ao camisa 10. Ao apagar das luzes, o ganês Atsu arriscou de longe, mas mandou a bola para fora. Os mandantes trocaram passes para segurar o jogo e não sofrer uma pressão final dos espanhóis.

FICHA TÉCNICA
PORTO 1X0 MÁLAGA

Competição: Liga dos Campeões da Europa
Local: Estádio do Dragão, no Porto (POR)
Data-hora: 19/02/2013, às 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Mark Clattenburg (ING)
Auxiliares: Simon Beck (ING) e Stuart Long (ING)

Gols: João Moutinho (10’/2ºT)

Cartões amarelos: Iturra (MAL)
Cartões vermelhos: não houve

PORTO: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho (André Castro, 46’/2ºT) e João Moutinho; Varela (James Rodríguez, 12’/2ºT), Izmailov (Atsu, 24’/2ºT) e Jackson Martínez. Técnico: Vítor Pereira

MÁLAGA: Willy, Weligton, Demichelis, Sergio Sánchez e Antunes; Joaquín (Portillo, 17’/2ºT), Toulalan, Iturra (Camacho, 32’/2ºT) e Isco, Júlio Baptista (Lucas Piazón, 32’/2ºT) e Santa Cruz. Técnico: Manuel Pellegrini

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: