Corinthians e Palmeiras podem disputar último clássico entre as equipes no Pacaembu

17 02 2013

Clássico desta tarde também poderá ser o único de 2013.

Por Seme Amaral

Logo criado em 2009 para ser usado nas camisas durante os jogos entre as equipes. (Foto: Reprodução)

A partida deste domingo (17) entre Corinthians x Palmeiras além de ser o único jogo previamente agendado para o ano, pode ficar marcado como o último derby disputado no Estádio do Pacaembu. Com a inauguração da Arena Palestra e da Arena Corinthians, que deverão ficar prontas no segundo semestre de 2013, o velho palco de tantas batalhas poderá ser aposentado para a disputa do tão charmoso clássico paulista.

Segundo a Futpédia, desde 1941 foram disputados 124 clássicos no Estádio Paulo Machado de Carvalho. Jogando em sua ”casa” o Corinthians tem vantagem contra o rival. São 48 vitórias a favor do alvinegro de Parque São Jorge contra 40 vitórias para o time de Palestra Itália. 36 jogos terminaram empatados.

Pelo Campeonato Brasileiro foram disputados 11 jogos. No extinto Troféu Roberto Gomes Pedrosa foram 4 partidas. Na Taça Libertadores da América, as equipes se enfrentaram apenas 1 vez. Pelo Torneio Rio-São Paulo foram 22 duelos. O maior número de confrontos aconteceu pelo Campeonato Paulista. Ao todo foram 86 clássicos.

O primeiro derby disputado no Pacaembu ocorreu no dia 22/06/1941 e terminou empatado em 1 x 1. O jogo foi válido pela fase única do Campeonato Paulista do mesmo ano. A primeira vitória do Palmeiras sobre o rival aconteceu no dia 12/10/1941. O Corinthians só foi vencer no ano seguinte, no dia 04/10/1942.

Ao logo da história, as equipes balançara as redes do Estádio 341 vezes, sendo 172 gols a favor do Palmeiras e 169 a favor do Corinthians.

O Corinthians é o dono do maior número de jogos consecutivos sem perder para o arquirrival jogando no Pacaembu. Já são 11 jogos de invencibilidade  A última derrota aconteceu no dia 17/09/1995, quando foi derrotado por 2 x 0, com gols de Müller e Antonio Carlos. Desde então, o Timão soma 8 vitórias e 3 empates. Lembrando que de 1995 á 1998 as equipes se enfrentaram no Estádio do Morumbi.

Por outro lado, o Palmeiras soma o maior número de jogos sem levar gols. De 1988 à 1992 a defesa alviverde não foi vazada pelo ataque alvinegro. O jejum foi desfeito no dia 02/05/1993.

O Palmeiras tem um carinho enorme pelo Pacaembu, já que o Palestra Itália, antigo nome da equipe, foi extinto em um jogo no Estádio, como afirma o ex-vice-presidente Roberto Frizzo:

‘O Pacaembu é um reduto palmeirense. Inauguramos o Pacaembu, o Palestra Itália morreu invicto no Pacaembu e o Palmeiras nasceu campeão lá. O Pacaembu é a casa da população de São Paulo, é um estádio que o município gosta demais’ afirma o ex-dirigente.

Já pelos lados do Corinthians, o Pacaembu foi adotado como casa da equipe, e já está marcado para sempre no coração dos torcedores. O Estádio foi palco de grandes conquistas, como o inédito título da Libertadores, no ano de 2012.

Com tantas histórias e glórias por parte das duas equipes, todos esperam que 17/02/2013 não fique marcado como ‘ O dia do último Corinthians x Palmeiras no Pacaembu’ e sim que podemos presenciar mais jogos memoráveis nesse charmoso Estádio de São Paulo.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: