São Paulo sofre virada para o Bolívar, mas garante a classificação

30 01 2013

Após ótimo primeiro tempo na altitude, São Paulo sente o cansaço, toma a virada mas garante a classificação à fase de grupos

Por Leonardo Perri

São Paulo tomou a virada mas se garantiu na fase de grupos (Foto: EFE)

São Paulo tomou a virada mas se garantiu na fase de grupos (Foto: EFE)

Após golear o Bolívar na partida de ida por 5 a 0, o São Paulo visitou o time boliviano em La Paz e confirmou a anunciada classificação para a fase de grupos. Apesar da derrota sofrida fora de casa por 4 a 3, o time paulista somou o maior número de gols no agregado e conseguiu se classificar. Com um ótimo primeiro tempo, o São Paulo chegou a abrir 3 a 1 no placar ao fim do primeiro tempo aparentando não sentir a altitude. No entanto, na segunda etapa os visitantes perderam o fôlego e viram o Bolívar virar o placar, fato que não comprometeu a classificação.

Com a classificação assegurada, o time do Morumbi passa a voltar suas atenções para a próxima fase do torneio. No grupo 3, o São Paulo está no considerado grupo da morte da Libertadores. Junto com o Atlético Mineiro, o Tricolor é o favorito para conseguir uma das duas vagas que serão  disputadas juntamente com Arsenal-ARG, The Strongest-BOL além do clube mineiro.

Quem precisava de um gol logo no começo era o time da casa mas quem fez um gol logo no início foi o São Paulo. Com 2 min, Jadson cobrou escanteio na marca do pênalti e Luís Fabiano testou firme para o fundo do gol, se aproximando de ser o maior artilheiro são paulino na história do torneio internacional. No minuto seguinte, o Bolívar quase empatou em chute de Ferreira na cara do gol para ótima defesa de Rogério.

A vantagem era muito boa com o primeiro gol, mas o São Paulo não se acomodou e conseguiu marcar o segundo. Aos 15 min, Osvaldo foi lançado na esquerda e cruzou no meio da área para Jadson. O zagueiro boliviano falhou e a bola ficou livre para o meia tricolor dominar, ajeitar para a perna esquerda e com um chute colocado fazer o segundo gol.

Luis Fabiano comemora com o Jadson o primeiro gol (Foto: AP Photo/Juan Karita)

Luis Fabiano comemora com o Jadson o primeiro gol (Foto: AP Photo/Juan Karita)

Sem conseguir criar jogadas, o Bolívar via o tempo passar e perdia o controle. Com faltas duras, o time boliviano tentava irritar o clube brasileiro. Em lances isolados, Osvaldo, Douglas e Luís Fabiano sofreram com as faltas, que resultaram em dois catões amarelos para Lizio e Cabrera. Aos 29 min, o gol boliviano quase saiu. Álvarez bateu colocado da entrada da área e a bola acertou a trave de Rogério Ceni.

O Bolívar se atirava todo ao ataque e os espaços para os contra-ataques surgiam a todo momento. Em um deles, Douglas apareceu livre na direita e cruzou rasteiro para Osvaldo, sozinho, chutar por cima. Mas aos 34 min, não teve como. Em bela triangulação entre Luis Fabiano, Jadson e Osvaldo, o meia deu um lindo passe para o camisa 17 chutar de esquerda e fazer o terceiro. Em um descuido da defesa do São Paulo, o Bolívar diminuiu. Com 37 min, Lizio tocou para Ferreira chutar cruzado e fazer 3 a 1.

Na volta para o segundo tempo o São Paulo voltou sem mexidas enquanto o Bolívar trocou Miranda por Yecerrote e Valverde por Cardozo. O primeiro lance de perigo foi dos mandantes aos 7 min com Ferreira. O meia invadiu a área pela esquerda e chutou para grande defesa de Rogério, que espalmou. No rebote, Rhodolfo afastou o perigo. Pensando na próxima fase, Ney Franco começou a mexer no time e colocou Aloísio no lugar de Luis Fabiano. Aos 11 min, Arce chutou de fora da área e obrigou Rogério a se esticar todo e mandar para escanteio.

Os anfitriões tentavam de todas as formas fazer o gol e conseguiram marcar o segundo. Aos 13 min, Yacerrote ganhou da marcação na linha de fundo e cruzou na medida para Cabrera cabecear e fazer o segundo gol do time da casa. Sentindo o cansaço, o time paulista diminuiu o ritmo do primeiro tempo e dava espaços ao adversário, que por sua vez, aumentava o ritmo da partida.

Luis Fabiano disputa bola com boliviano (Foto: Getty Images)

Luis Fabiano disputa bola com boliviano (Foto: Getty Images)

O São Paulo claramente sentia os efeitos da altitude e o terceiro gol do Bolívar não demorou a sair. Aos 24 min, em cobrança de falta, novamente Cabrera subiu mais alto que a zaga tricolor e testou para empatar a partida. O técnico são paulino resolveu mexer no meio de campo e colocou Casemiro no lugar de Wellington. Aos 30 min, pênalti para o Bolívar. Na cobrança, Ferreira bateu no canto direito e virou a partida.

Após o gol da virada, o time boliviano continuou pressionando mas não conseguia a mesma efetividade nas finalizações. Cansado, o São Paulo não encaixava os contra-ataques e no único que conseguiu no segundo tempo, Douglas se atrapalhou com a bola, desperdiçando o empate. Feliz com o resultado, a torcida do Bolívar gritava “Olé” nas arquibancadas festejando o resultado nos minutos finais até o apito final do árbitro que confirmou a classificação do São Paulo para a fase de grupos.

FICHA TÉCNICA

BOLÍVAR 4 X 3 SÃO PAULO

Local: Hernando Siles, La Paz (BOL)
Data e hora: 30/1/2012, às 22h
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Auxiliares: Humberto Clavijo (COL) e Eduardo Diaz (COL)

Renda e público: não disponíveis
Cartões amarelos:
 Lizio, Cabrera (BOL); Rhodolfo (SAO)
Cartões vermelhos: Não teve
GOLS: Luis Fabiano, aos 2’/1ºT (0-1); Jadson, aos 15’/1ºT (0-2); Osvaldo, aos 34’/1ºT (0-3); Ferreira, aos 37’/1ºT (1-3); Cabrera, aos 14/2ºT (2-3); Cabrera, aos 24’/2ºT (3-3) e Ferreira, aos 29’/2ºT (4-3)

BOLÍVAR: Argüello, Eguino, Valverde (Cardozo, Intervalo), Nelson Cabrera e Álvarez; Miranda (Yecerotte, Intervalo), Flores e Justiniano; Lizio, Arce (Maygua, aos 27’/2ºT) e William Ferreira. Técnico: Miguel Ángel Portugal

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Lúcio, Rhodolfo e Cortez; Wellington (Casemiro, 26’/2ºT), Denilson e Jadson; Aloísio, Osvaldo (Cañete, aos 14’/2ºT) e Luis Fabiano (Aloísio, aos 10’/2T). Técnico: Ney Franco

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: