FIFA acusada de manipulação na Bola de Ouro

12 01 2013

Segundo cadeia televisiva, entidade alterou voto de capitães para favorecer o ganhador do prêmio, Messi; FIFA critica acusação

Por Luiz Queiroga

Messi superou craques como Ronaldo e Zidane e conquistou pela quarta vez seguida o prêmio de melhor do mundo (Foto: OLIVIER MORIN/AFP)

Messi superou craques como Ronaldo e Zidane e conquistou pela quarta vez seguida o prêmio de melhor do mundo (Foto: OLIVIER MORIN/AFP)

Após a FIFA premiar Lionel Messi como o melhor jogador do mundo, a cadeia televisiva Al Jazeera afirmou que a entidade manipulou os votos para fazer com que o argentino faturasse sua quarta Bola de Ouro seguida. Os capitães Thiago Silva, do Brasil, e Thomas Rosicky, da República Tcheca, declaram à rede árabe que tiveram suas escolhas alteradas.

Conforme disse Rosicky, “Eu votei no Balotelli, mas a FIFA deu o meu voto ao Messi”. O zagueiro seguiu o mesmo discurso e disse que votou no atacante italiano que defende o Manchester City, da Inglaterra:

– Dei o meu voto a Balotelli mas, de acordo com a FIFA, votei em Messi. É muito triste – declarou.

Aperte na foto para visualizar melhor a lista de votação divulgada pela entidade.

Lista divulgada pela FIFA vai contra os votos que Thiago Silva e Rosicky afirmam ter escolhidos (Foto: Divulgação/FIFA/Montagem: Luiz Queiroga/Jornalismo FC)

Lista divulgada pela FIFA vai contra os votos que Thiago Silva e Rosicky afirmam ter escolhidos (Foto: Divulgação/FIFA/Montagem: Luiz Queiroga/Jornalismo FC)

Outra divergência da votação no prêmio da Bola de Ouro foi o do técnico da seleção do Gabão, Paulo Duarte, não ter recebido o formulário da FIFA para votar. Ele gostaria de escolher Cristiano Ronaldo, de Portugal. O mesmo aconteceu com o capitão Geofredo Cheung, da Macau, ano passado, quando afirmou que “o formulário nunca chegou para mim, eu nem sabia que tinha esse direito, só descobri agora”, ao portal Lancenet!.

A FIFA, por sua vez, veio à público condenando a acusação da Al Jazeera, emitindo o seguinte comunicado:

– É um rumor falso. Fomos avisados do que aconteceu na Itália e na República Checa. Fizemos as averiguações necessárias e podemos confirmar o que foi publicado depois da cerimônia da Bola de Ouro. Tudo é perfeitamente correto. Cada um é livre de interpretar o porquê de alguns não se lembrarem em quem votaram.

Português também tem nome envolvido

Além de Messi, Cristiano Ronaldo, atleta do Real Madrid, também teve seu nome envolvido na polêmica sobre a votação para melhor jogador do mundo. O jornal catalão Sport anunciou que o astro português cedeu a faixa de capitão para o companheiro Bruno Alves apenas para o defensor do Zenit votar nele.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: