Felipão é o novo técnico da seleção brasileira

28 11 2012

Com presidente pressionado por resultados, ex-treinador do Palmeiras assumiu por experiência à frente do Brasil; Parreira será confirmado como diretor técnico

Por Luiz Queiroga

Felipão foi o escolhido para salvar o Brasil de um vexame na Copa sediada em casa (Foto: Glauber Queiroz/Ministério do Esporte)

Pressão obrigou Marin (direita) apelar para a experiência. Sorte de Felipão (Foto: Agência Reuters)

Após a demissão de Mano Menezes do comando da seleção brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol já tem o seu substituto: Luiz Felipe Scolari. O anúncio oficial será feito nessa quinta-feira (29), pela manhã, no Rio de Janeiro.

A escolha do ex-técnico do Palmeiras, que estava no Rio Grande do Sul após a saída do Alviverde, foi feita em função da pressão em cima do presidente da CBF José Maria Marin. Os dois se encontrarão em São Paulo antes de irem para o Rio de Janeiro, a pedido do mandatário que estava na capital paulista na visita de membros da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local da Copa) à obra do estádio do Corinthians, em Itaquera.

– Fizemos uma profunda análise, pesamos elementos, circunstâncias e, principalmente, experiência. Copa do Mundo exige capacidade, dedicação exclusiva e experiência, não só em clubes como em outras seleções. A Copa será no Brasil e, com razão, haverá muita cobrança por parte do torcedor. Precisamos ouvir os anseios da torcida e também da imprensa esportiva, mas, principalmente sentir o anseio do povo – comentou Marin.

O presidente também informou a extinção do cargo de diretor de seleções na entidade para o retorno do coordenador da Seleção. Com isso, Marin retira um dirigente da CBF (Andrés Sánchez entregou hoje sua carta de demissão do seu posto) para colocar um técnico no lugar, no caso Carlos Alberto Parreira.

Histórico de Felipão na seleção pesou

Felipão ainda tem prestígio pelo pentacampeonato mundial que faturou em 2002 (Foto: Agência Getty Images)

O técnico tem um aproveitamento de 73,1% num total de 26 partidas à frente do time nacional, do período que assumiu desde julho de 2001 e agosto de 2002: 19 vitórias (sete delas na campanha invicta do pentacampeonato mundial), um empate e seis derrotas.

Além de números, o contexto atual assemelha-se ao da primeira passagem de Felipão pela seleção. Quando ele assumiu, o Brasil vinha de dois trabalhos em menos de um ano e estava em situação complicada nas Eliminatórias. Oscilando no começo, optando por usar a Copa América de 2001 como laboratório, perdeu o torneio continental mas levou a equipe para o Mundial disputado no Japão e na Coréia, no ano seguinte, quando conseguiu o penta de forma invicta e histórica.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

22 01 2013
Ronaldinho Gaúcho e Júlio César estão de volta a seleção brasileira «

[…] sua primeira convocação após retornar ao comando da Seleção Brasileira, o técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta terça-feira (22) os nomes dos 20 jogadores que […]

29 11 2012
Motivado, Felipão “convocará” experiência para ajustar Seleção «

[…] sua primeira coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (29), após ser anunciado como técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari mostrou-se bastante calmo diante dos jornalistas e muito confiante no projeto […]

29 11 2012
Motivado, Felipão “convocará” experiência para ajustar Seleção «

[…] sua primeira coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (29), após ser anunciado como técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari mostrou-se bastante calmo diante dos jornalistas e muito confiante no projeto […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: