Mundial Interclubes: a história

13 11 2012

Conheça o histórico da competição que reúne os campeões continentais

Por Stephanie Contiero

Dando sequência à série sobre o Mundial de Clubes em conjunto com o Site Esporte Clube, conheça, em síntese, a história do torneio que terá uma nova edição em dezembro, no Japão.

Copa Europeia Sul-Americana

Pelé arrisca chute na primeira partida contra o Benfica-POR, pela Copa Europeia Sul-Americana, no Maracanã (Foto: Folha Imagem)

Com início em 1960, após criação da Copa dos Campeões Europeus (hoje, Liga dos Campeões da Europa) e da atual Libertadores da América, surge, por iniciativa de Santiago Bernabéu, presidente do Real Madrid, a Copa Europeia Sul-Americana, que seria disputada pelo campeão europeu e pelo campeão sul-americano. Com apoio da UEFA, a organização do torneio partiu da CONMEBOL (Confederação Sul-Americana), e a competição foi, inicialmente, realizada com fins não-oficiais. Sua abrangência foi tamanha que a CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) e a Asian Football Confederation solicitaram a participação de países fora da América do Sul e Europa, porém tiveram seus pedidos negados.

Entre os anos de 1960 e 1979, o torneio era realizado em dois jogos, sendo um de ida e outro de volta, nos países dos participantes. O desgaste era tamanho que, em 1980, as partidas começaram a ser disputadas em um único jogo, num estádio neutro no Japão, graças ao patrocínio da Toyota no torneio. Nos anos de 1975 e 1978, a competição chegou a ser cancelada porque os times participantes se recusaram a fazer viagens para a América do Sul. A última realização do campeonato aconteceu em 2004. No ano de 2005, a competição deu lugar ao Mundial de Clubes da FIFA.

Segundo a FIFA, a Copa Europeia Sul-Americana foi uma competição endossada por UEFA e CONMEBOL e que foi integrada ao Mundial de Clubes em 2005. Não há documentos da FIFA que considerem a Copa Europeia Sul-Americana como uma competição mundial.

Mundial de Clubes da FIFA

Segundo a FIFA, o primeiro campeão mundial interclubes é o Corinthians. O torneio foi disputado em 2000, no Brasil (Foto: Placar)

A partir de 2005, a Copa Europeia Sul-Americana foi extinta, dando lugar ao Mundial de Clubes da FIFA, primeira competição sob o aval da FIFA e com participação mundial. Tal competição seria disputada por países de todo o mundo, tendo a chance de jogar apenas os vencedores dos seguintes torneios: Campeão da Liga dos Campeões da CAF, Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF, Campeão da Copa Libertadores da América, Campeão da Liga dos Campeões da AFC, Campeão da Liga dos Campeões da UEFA e Campeão da Liga dos Campeões da OFC. Fora os campeões das respectivas competições, há também uma vaga destinada ao campeão nacional do país de origem do torneio, de acordo com critério estabelecido pela FIFA em 2007.

Mundial de Clubes 2012

Uma final entre o Corinthians, de Emerson Sheik (à esq.), e Chelsea, de Lampard, é aguardada por milhões de pessoas (Edição: Caio Martins/Jornalismo FC)

Para a edição deste ano da competição mundial, os times já definidos a disputarem o título de campeão mundial são: Auckland City, Chelsea, Corinthians e Monterrey. Os representantes do Japão e da CAF ainda serão decididos.

O Mundial de Clubes de 2012 acontece entre os dias 6 e 16 de dezembro, tendo Corinthians e Chelsea como os times de maiores destaques. Ambos os times entram direto na semifinal e podem duelar na final, caso vençam seus respectivos jogos.


Vídeo mostrado pela FIFA apresentando todos os campeões mundiais interclubes

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: