Schalke vence o Borussia em Dortmund, quebra tabu e mantém a boa fase na Bundesliga

21 10 2012

Com gols brasileiros, Bayern goleia o Düsseldorf e faz história. No jogo de número 15 mil da Bundesliga, Hoffenheim fica no empate com o Greuther Furth. Eintacht Frankfurt ganha em casa e não deixa o Bayern disparar

                                                                          Por Leonardo Perri

Nesse final de semana aconteceu a oitava rodada do Campeonato Alemão, e o Jornalismo FC traz um resumo dos principais resultados além de uma cobertura completa do clássico entre Borussia Dortmund e Schalke 04:

Borussia Dortmund 1 x 2 Schalke 04

Affelay comemora o gol que abriu o placar (Foto: Lisi Niesner / REUTERS)

No duelo entre os times de maior rivalidade na Alemanha, melhor para a equipe do Schalke 04 que foi até Dortmund enfrentar o desfalcado Borussia e venceu pelo placar de 2 a 1, gols de Affelay e Höger para os visitantes e Lewandowski para o time da casa. De quebra, os Azuis-Reais quebraram a invencibilidade dos aurinegros em casa que não perdiam há mais de um ano no Westfalenstadion em partidas do Campeonato Alemão.

O resultado confirmou a boa fase do time de Gelsenkirchen que chegou a sua quinta partida sem derrota na Bundesliga e manteve a terceira posição na tabela com 17 pontos, cinco a frente do Borussia que permaneceu na quarta colocação com 12 pontos. Agora os dois times voltam suas atenções para o meio da semana quando terá rodada da Champions League. O Schalke visita o Arsenal na Inglaterra enquanto que o Borussia tem a difícil missão de vencer o Real Madrid na Alemanha.

O jogo foi marcado pela disputa acirrada (Foto: Agência EFE)

Cheio de desfalques, O Borussia começou o jogo partindo pra cima do Schalke empurrado pelos mais de 80 mil torcedores que compareceram ao estádio. Apesar de ter a posse de bola, os anfitriões não criavam chances e bem postados atrás, os visitantes se defendiam com eficiência, bloqueando as penetrações do Borussia.

Apesar de pressionar, o Schalke foi mais eficiente e no primeiro contra-ataque que teve, anotou o gol. Com 13 min, Farfan apareceu pela direita e cruzou para o meio da área. A zaga do Dortmund rebateu mal e a bola sobrou para Affelay pegar de primeira da entrada da área e abrir o placar para o time azul.

Com o gol, a superioridade do Schalke se evidenciou mais ainda e trocando passes no campo de ataque, o time visitante controlava a partida no seu ritmo mas também se mostrava satisfeito com a vantagem construída. No final da primeira etapa, o Borussia abandonou o esquema com três zagueiros que iniciou a partida e voltou ao seu esquema original com uma linha de quatro. Mudança essa que proporcionou a oportunidade do empate aos 36 min quando Lewandowski lançou para Reus que bateu cruzado nas mão do goleiro Unnerstall.

Veio a segunda etapa e logo com 2 min, a esperança dos aurinegros foi frustrada com o segundo gol do time do Schalke. O time visitante armou rápido contra-ataque e Holtby enfiou a bola na medida para Hölger, que de frente para o goleiro, bateu de chapa no canto para ampliar a vantagem: 2 a 0. O prejuízo poderia ser ainda maior quando em cobrança de escanteio, Matlip apareceu sozinho na pequena área e mandou por cima.

Lewandowski anotou o gol de honra dos anfitriões (Foto: Agência AFP)

O jogo parecia se encaminhar com tranquilidade para uma vitória do Schalke mas aos 9 min as esperanças do Borussia voltaram a reascender. Em cobrança de falta de Reus, Lewandowski deu um leve desvio na bola que matou o goleiro Unnerstall e recolocou os mandantes na partida.

Sentindo a falta dos desfalques como Götze, Gundogan, Schmelezer e Błaszczykowski o time da casa partiu com tudo em busca do empate mais na base da vontade do que na técnica. A pressão foi grande, mas em termos de chances de gol o Borussia não conseguiu produzir nada. Com uma ótima atuação do seu sistema defensivo, os Azuis-Reais seguraram a pressão e ainda perderam ótima chance com Huntelaar no fim da partida, que de frente para Weindenfeler, adiantou demais a bola e perdeu achance de matar o dérbi de Ruhr, que no fim, terminou com o triunfo dos visitantes botando fim a um tabu de quase três anos sem vitória do Schalke.

Fortuna Düsseldorf 0 x 5 Bayern de Munique

Brasileiros fizeram a festa na comemoração pelo gol de Rafinha (Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay)

Com uma campanha irrepreensível até agora na Bundesliga, o Bayern de Munique foi até Düsseldorf e conseguiu a sua oitava vitória seguida, entrando para a história do Campeonato Alemão. Até hoje, na história da competição, nenhuma equipe havia conseguido oito vitórias consecutivas nas oito primeiras rodadas. Com dois gols brasileiros, os bávaros não tomaram conhecimento do Fortuna Düsseldorf e aplicaram uma goleada de 5 a 0 que lhe deixaram com 24 pontos na ponta da classificação, cinco a mais que o Eintracht Frankfurt.

O jogo começou com os visitantes mandando no jogo e trocando passes no campo de ataque como se estivessem em casa. Nos primeiros minutos, Mandzukic já havia perdido duas chances, mas na terceira não teve jeito. Com 28 min, Ribéry cruzou de trivela para o artilheiro croata só desviar para o fundo das redes e abrir o placar. O Bayern continuava em cima e o segundo não demorou a sair . Aos 26 min, em cobrança de falta, a bola bateu na trave e sobrou sozinha para Luiz Gustavo desviar meio sem jeito para o gol.

Luiz Gustavo confirmou sua ótima fase com mais um gol anotado (Foto: Agência AFP)

Nem mesmo o gol anulado de Müller desanimou o Bayern que veio para o segundo tempo a fim de definir logo a partida. Aos 10 min, Müller aproveitou outra assistência de Ribéry e pegou de primeira, botando no contrapé do goleiro que nada pode fazer para evitar o terceiro gol. Totalmente entregues, os anfitriões mal conseguiam chegar no campo de ataque e se limitavam a tentar impedir uma goleada dos visitantes, o que de fato ocorreu.

Nos cinco minutos finais, o Bayern fez mais dois gols e completou a ótima goleada que entrou para a história. Aos 41 min,  Alaba cruzou da esquerda para Müller, quase caído, completar e fazer o quarto do seu time, o segundo dele no jogo. No lance seguinte, o francês Ribéry anotou o seu terceiro passe para gol servindo o brasileiro Rafinha, que de frente para o gol, bateu de chapa cruzado para anotar o quinto. Na comemoração, muita animação para comemorar o ótimo resultado dos até então imbatíveis da Bundesliga.

Hoffenheim 3 x 3 Greuther Fürth

O brasileiro Roberto Firmino anotou um dos gols de Hoffenheim (Foto: EFE)

Para comemorar a partida de número 15 mil da história da Bundesliga, nada melhor que um jogo repleto de gols e emoções. E foi exatamente isso que proporcionaram Hoffenheim e Greuther Fürth no empate por 3 a 3 que apesar da festa, não foi positivo para nenhuma das equipes. O Hoffenheim chegou aos oito pontos na 12ª colocação enquanto que o Greuther Fürth deixou a lanterna da competição com Wolfsburg mas não saiu da zona de rebaixamento.

Logo no começo da partida, o Fürth partiu para cima tentando um gol de início mas acabou levando no contra-ataque. Com 8 min, o brasileiro Roberto Firmino, ex-Figueirense, abriu o placar para os donos da casa. A vantagem no placar fez os anfitriões abdicarem de atacar no jogo. Resultado: gol de empate do Fürth com Stieber em bela finalização aos 39 min da primeira etapa.

A segunda etapa começou em ritmo lento e no primeiro lance de perigo o gol saiu com Joselu aos 22 min, dando impressão que o jogo estava ganho. No entanto, com 29 min, em lance isolado, Prib empatou o jogo e deu um ritmo alucinante à partida. O jogo pegou fogo e faltando dois minutos para o fim, Joselu, que foi contratado do Real Madrid para o Hoff, virou e deu a vantagem para os mandantes. O que o time da casa não contava foi com o gol de empate que veio justamente nos acréscimos com Sobiech que jogou água no chopp da festa azul e deu um ponto nada interessante para cada equipe ao fim da rodada.

Eintracht Frankfurt 3 x 1 Hannover 96

O Eintracht Frankfurt fez seu papel e não deixou o Bayer disparar na liderança (Foto: AFP)

Jogando em casa com a missão de vencer e não deixar a equipe do Bayern disparar na liderança, o Eintracht Frankfurt recebeu o Hannover 96 em casa, venceu pelo placar de 3 a 1 e manteve a distância de cinco pontos com relação ao time de Munique. O ótimo resultado conquistado pela surpresa do torneio até então veio com gols de Matmour, Jung e Meier. Abdellaoure fez o gol de honra para os visitantes. O resultado deixou o time de Hannover em sexto lugar com onze pontos.

O jogo começou com o time de Frankfurt partindo para cima e abrindo o placar logo com 5 min em cruzamento de Oczipka que passou por Rode e sobrou para Matmour empurrar para o gol e abrir o marcador. Perdido com o gol sofrido, o Hannover não atacava e viu o Eintracht se aproveitar do momento de instabilidade da equipe para ampliar o placar. Em nova jogada de Oczipka, ele tocou dentro da área para Aigner, que viu a passagem de Jung pela direita, que chegou batendo de primeira para fazer o segundo.

Vendo que nada estava dando certo, o Hannover mexeu ainda no primeiro tempo com a entrada de Sobiech no lugar de Schlaudraff. A alteração surtiu efeito e o time visitante equilibrou a partida criando boas chances de gol e diminuindo o placar. Em ótimo lançamento de Sergio Pinto para Stindl, ele saiu na cara de gol e finalizou com tranquilidade para fazer o gol que deu esperanças de uma segunda etapa melhor. Veio a segunda etapa e a pressão em busca do empate e da virada foi grande mas o gol não saiu. Pelo contrário, quem fez o gol foram os anfitriões com Alexander Meier para decretar a vitória do Eintracht.

Confira todos os resultados da oitava rodada do campeonato alemão:

Sexta (19/10)

Hoffenheim 3 x 3 Greuther Furth (Rhein Neckar Arena – Hoffenheim)

Sábado (20/10)

Eintracht Frankfurt 3 x 1 Hannover 96 (Waldstadion – Frankfurt)

Fortuna Düsseldorf 0 x 5 Bayern de Munique (Espirit Arena – Düsseldorf)

Borussia Dortmund 1 x 2 Schalke 04 (Signal Iduna Park – Dortmund)

Bayer Leverkusen 2 x 2 Mainz 05 (BayArena – Leverkusen)

Wolfsburg 0 x 2 Freiburg (Volkswagen Arena – Wolfsburg)

Werder Bremen 4 x 0 Borussia M’gladbach (Weser Stadium – Bremen)

Domingo (21/10)

Nuremberg 0 x 0 Augsburg (Frankestadion – Nuremberg)

Hamburgo 0 x 1 Stuttgart (HSH Nordbank Arena – Hamburgo)

 

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: