‘Neymardependência’ faz Muricy ter seu pior aproveitamento em Brasileiros

25 09 2012

Técnico do Santos tem, até o momento, 42,3% de aproveitamento dos pontos em 2012

Por Caio Martins

Muricy tem seu pior aproveitamento em Brasileirões (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)

Enquanto milhares de torcedores vaiam Neymar em alguns jogos da seleção brasileira, há uma pessoa que deve lamentar muito a presença do atacante nos jogos da equipe de Mano Menezes: Muricy Ramalho. O craque santista vem desfalcando o Santos em muitos jogos durante o Brasileirão, algo que vem prejudicando muito o desempenho do atual campeão paulista na competição.

Neymar é um dos “responsáveis” pelo péssimo aproveitamento santista no Brasileirão (Foto: Divulgação)

O aproveitamento do Peixe no Brasileirão 2012, até o momento, é de 42,3%. Apesar de ser um número que deixa a equipe da Baixada Santista a certa distância da temida zona de rebaixamento, essa é a pior marca que Muricy tem em toda a sua história no Brasileirão de pontos corridos. Conhecido e famoso por sua eficiência nesta fórmula da competição, o treinador vem sofrendo para escalar o Santos, que, além de sofrer com lesões de jogadores, conta com a ausência de Neymar por conta das convocações do camisa 11 para a seleção do Brasil. A diferença de aproveitamento do Santos com e sem o craque é muito grande.

Neymar atuou em apenas 9 jogos da competição. Ficou fora dos outros 17 por conta de suas participações em amistosos do Brasil, Olimpíadas de Londres, suspensão e até indisposição estomacal. Dessas partidas, o Santos conquistou seis vitórias, empatou duas vezes e saiu derrotado em uma oportunidade. São 20 pontos de 27 possíveis, um aproveitamento de 74%. Agora, o restante das partidas foi desastroso: o Peixe venceu apenas duas vezes, empatou sete jogos e perdeu oito, ou seja, 24,5% de aproveitamento, rendimento inferior ao do lanterna Atlético-GO, que atingiu a marca de 26,7%.

Desempenho de Muricy nos Brasileirões de 2006, 2007 e 2008, com o São Paulo foi espetacular (Foto: Divulgação)

Por que focar tanto em Neymar? Simples. Nas últimas equipes que treinou, principalmente em Campeonatos Brasileiros, Muricy Ramalho nunca dependeu tanto de um jogador. No São Paulo, quando foi tricampeão consecutivo do Nacional, o técnico tinha o elenco que era considerado o melhor do Brasil: saia um titular, entrava um substituto do mesmo nível. Não é à toa que, desde que o Brasileirão tem 38 rodadas, o Tricolor Paulista atingiu incríveis 78 pontos na edição de 2006, marca que nenhum campeão igualou até o momento. Seus aproveitamentos do tricampeonato foram: 68,4%, 67,5% e 65,7%.

No Fluminense, em 2010, cenário parecido ao do Morumbi. Time compacto e sem dependência de jogadores, apesar do grupo contar com atletas como Fred, Conca e Emerson Sheik. Comandando o Figueirense em 2003, Muricy levou o time catarinense ao 11º lugar, com 65 pontos e 47,1% de aproveitamento. Já no Palmeiras, mesmo tendo assumido a equipe na liderança do Brasileirão em 2009, ficou fora até da Taça Libertadores do ano seguinte, mas teve um aproveitamento de 54,3%, número muito superior ao do atual Santos. Vale lembrar que o técnico santista é o maior campeão do Brasileirão da era dos pontos corridos, com 4 conquistas. Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Grêmio, acumula 2 títulos.

Confira a equipe, o aproveitamento e o número de pontos conquistados por Muricy na era dos pontos corridos:

Tabela com o aproveitamento de Muricy Ramalho nos Campeonatos Brasileiros de pontos corridos. Clique para ampliar (Edição: Caio Martins/Jornalismo FC)

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: