Sorteio da fase de grupos da Liga Europa: Tottenham encara a Lazio; Liverpool enfrenta a Udinese; Inter joga contra time do Azerbaijão

31 08 2012

Liga Europa conta com estreias e reedições de duelos da Champions League

Por Renato Fugulin

Palco do sorteio da fase de grupos da Liga Europa, no Foro Grimaldi, em Mônaco. Foto: http://www.uefa.com

Foram sorteados na manhã desta sexta-feira os grupos da Liga Europa. O sorteio realizado no Foro Grimaldi, em Mônaco, ditou que Olympique de Marselha, Fenerbahçe e Borussia Mönchengladbach ficassem no Grupo C, formando a chave mais equilibrada do torneio. O AEL, do Chipre, completa o grupo.

No Grupo A, Liverpool e Udinese podem ser considerados favoritos à classificação, mas a presença do endinheirado Anzhi, de Eto’o, Jucilei (ex-Coritnhians) e Diego Tardelli (ex-São Paulo e Atlético Mineiro) pode nivelar a briga pela vaga na próxima fase.

Detentor do título, o Atlético de Madrid terá pela frente os israelenses do Hapoel Tel-Aviv, os tchecos do Viktoria Pilsen e os lusos da Acadêmica.

Newcastle e Bordeaux encabeçam o Grupo D, que conta ainda com o Club Brugge e com o Marítimo. Já no Grupo E, o Stuttgart é candidato ao primeiro lugar. Para alcançar esse feito, terá que superar o Copenhagen, Steua de Bucareste e Molde.

O Grupo F terá um duelo entre dois vencedores da Liga Europa. O PSV Eindhoven foi campeão na temporada 1977/1978, quando venceu o Bastia por 3 a 0 no jogo de volta da final. Por outro lado, o Napoli levantou o troféu em 1988/1989 após vencer o Stuttgart por 2 a 1 com um gol de Maradona e outro de Careca. Dnipro, time do meia Giuliano, ex-Internacional, e o sueco AIK completam o grupo.

No Grupo G, Sporting e Basel reeditam um encontro da fase de grupos da Liga dos Campeões de 2008. Genk, Bélgica e Videoton, da Hungria, são os outros dois times que brigarão pela vaga. No grupo H, o destaque poderia ser a Internazionale, vencedora de três troféus da Liga Europa, o Partizan, tradicional clube sérvio que conta com 191 partidas em competições europeias, ou mesmo o Rubin Kazan, que empatou 1 a 1 com a Inter e bateu o Barcelona por 2 a 1 em pleno Camp Nou na fase de grupos da temporada 2009/2010. No entanto, a presença do Neftçi, clube do Azerbaijão, chama a atenção. Apesar de  participar nas fases qualificatórias dos torneios da UEFA desde 1996, esta é a primeira vez que o time chega à fase de grupos de uma competição europeia.

Finalista da última edição, o Athletic Bilbao, treinado por Marcelo Bielsa, enfrentará no Grupo I Lyon, Sparta de Praga e Hapoel Shmona. O Grupo J conta com três equipes com grandes possibilidades de classificação para a próxima fase. Tottenham, Panathinaikos e Lazio lutarão pelos dois primeiros lugares, enquanto o Maribor procura surpreender os seus adversários.

O Bayer Leverkusen é o favorito à primeira colocação no Grupo K, mas terá que passar pelo Metalist, de Taison, Cleiton Xavier e Willian, pelos noruegueses do Rosenborg e pelos austríacos do Rapid Viena. Por fim, o Grupo L é marcado pelo equilíbrio. Twente, Hannover e Levante deverão competir pelos dois primeiros postos. O Helsingborgs busca ser a “zebra” entre as quatro equipes.

Veja abaixo os grupos da Liga Europa:

Grupo A: Liverpool, Udinese, Young Boys e Anzhi
Grupo B: Atlético de Madrid, Hapoel Tel-Aviv, Viktoria Pilsen e Acadêmica
Grupo C: Olympique de Marselha, Fenerbahçe, Borussia Mönchengladbach e AEL
Grupo D: Bordeaux, Club Brugge, Newcastle e Marítimo
Grupo E: Stuttgart, Copenhagen, Steua Bucareste e Molde
Grupo F: PSV Eindhoven, Napoli, Dnipro e AIK
Grupo G: Sporting, Basel, Genk e Videoton
Grupo H: Internazionale, Rubin Kazan, Partizan e Neftçi
Grupo I: Lyon, Athletic Bilbao, Sparta de Praga e Hapoel Shmona
Grupo J: Tottenham, Panathinaikos, Lazio e Maribor
Grupo K: Bayer Leverkusen, Metalist, Rosenborg e Rapid Viena
Grupo L: Twente, Hannover, Levante e Helsingborgs

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: