Cartão vermelho! Erros de arbitragem interferem muito no que poderia ser a real classificação do Brasileirão

23 08 2012

Constantes erros dos juízes e auxiliares tem ajudado – e atrapalhado – muitos times no campeonato

Por Caio Martins

Cartão vermelho! Árbitros cometem muitos erros neste Brasileirão

A arbitragem do futebol brasileiro passa por uma fase delicada. Erros constantes e até absurdos de diversos árbitros e auxiliares vem gerando diversas reclamações de praticamente todos os clubes da Série A do Brasileirão.

Há equipes que já foram muito prejudicadas. Outras conquistaram muitos pontos com erros de arbitragem. Sem tantos equívocos, Corinthians, Portuguesa, Coritiba e Palmeiras estariam melhores colocados na tabela. O Verdão paulista, aliás, tem tido erros em muitos de seus jogos. Contra o Cruzeiro, por exemplo, o time de Luiz Felipe Scolari perdeu por 2 a 1, mas com dois gols irregulares da equipe celeste. O último – e muito grave – erro aconteceu no último domingo, na partida entre Santos e Corinthians, na Vila Belmiro, partida na qual o alvinegro praiano venceu por 3 a 2. No lance do segundo gol do Peixe, o bandeira Émerson de Carvalho não viu três posições de impedimentos em sequência.

Émerson de Carvalho, auxiliar do último Santos x Corinthians, foi alvo de muitas críticas (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

– Assumo que errei no lance. No momento achei que estava na mesma linha e fui infeliz ao não marcar o impedimento. Não teve nenhum fator que me atrapalhou, realmente foi um lance infeliz. O erro acontece em todas as profissões. A nossa responsabilidade é muito grande – disse Émerson em entrevista ao jornal Correio Mariliense.

O presidente da CBF, José Maria Marin, tomou, na última quarta-feira (22), uma medida drástica: demitiu o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Correa. O coronel da Polícia Militar e ex-auxiliar Aristeu Leonardo Tavares já foi anunciado como seu substituto.

Em busca de explicitar os erros de arbitragem, foi criado o site Placar Real. Os idealizadores da página analisam todas as partidas do Campeonato Brasileiro e, em caso de equívocos, o placar dos jogos são outros. Nisso, há outra classificação, muito diferente da oficial da CBF. O Jornalismo FC entrou em contato com os donos do site, que responderam a algumas de nossas perguntas. Você confere abaixo nossa entrevista com o publicitário Rodrigo Capela, um dos criadores e responsáveis pelo Placar Real.

JFC: Quando e como surgiu a ideia de criar o Placar Real?

Placar Real: Surgiu numa discussão entre amigos, relacionada a erros de arbitragem, onde cada um sempre diz que seu time é o mais prejudicado e o time do outro é sempre beneficiado. Um lembrava de um lance e o outro de outro lance. Daí, surgiu uma indagação: – Qual a real diferença entre os erros a favor versus os erros contra cada time? O que isso influenciaria até o final do campeonato? Decidimos fazer uma análise desde o início do torneio, com todos os jogos do início ao fim do Brasileirão 2011, e divulgar através do site, com critérios pré-definidos.

JFC: Então, quais seriam esses critérios?

Capela: São 58 critérios, mas nem todos alteram o placar, pois também analisamos lances polêmicos em que o árbitro tomou a decisão correta. Dentre os critérios, está o que o juiz errou ao marcar o pênalti, que resultou em gol. Neste caso, subtraímos um gol do time analisado. Para saber todos os critérios, acesse www.placarreal.com.br e, no final da tabela, clique em veja critérios utilizados.

JFC: Vocês analisam todos os jogos de todas as rodadas. Quantas pessoas trabalham na equipe?

Capela: Sim, analisamos todas as rodadas e todos os jogos através dos comentaristas esportivos. Vale ressaltar que nosso primeiro critério é que vale a opinião da maioria dos comentaristas esportivos e não a nossa. Portanto, o resultado não é a nossa opinião e sim dos comentaristas (profissionais) esportivos. Mesmo que nossa opinião seja divergente do comentarista, a deles é soberana! São de quatro a seis pessoas que atualizam o site, depende da rodada.

Diferença entre a classificação com e sem erros de arbitragem é muito grande. Clique para ampliar (Foto: Reprodução)

JFC: Vocês do Placar Real acreditam que muitos dos erros sejam de má fé, ou seja, não são meros erros? 

Capela: Não. Acreditamos que as regras ainda não são claras e nem bem definidas. Muita coisa fica a critério do árbitro, o qual sempre irá divergir de outras opiniões. Exemplo: bola na mão com ou sem intenção. Nunca ninguém saberá se o jogador teve ou não a intenção. Isso deveria ser melhor definido. Cada árbitro tem um critério, pensa de um jeito e apita conforme ele mesmo pensa. Está errado um campeonato ficar na opinião de uma pessoa. Na nossa opinião, o juiz deveria apenas fazer cumprir todas as regras muito bem claras e definidas. Foi, foi, não foi, não foi. Não é o árbitro que decide e sim um critério bem definido anteriormente.

A partida entre Cruzeiro e Fluminense foi influenciada por erro de arbitragem; à direita, o resultado justo segundo o Placar Real. Clique para ampliar (Foto: Reprodução)

JFC: Você acha que seria possível diminuir ou até acabar com esses erros, que são muitos?

Capela: Acredito que a profissionalização total dos árbitros seria um bom começo. Eles geralmente tem outro emprego e, portanto, não conseguem se dedicar 100% a isso. Poderíamos ter também o uso da tecnologia durante o jogo, quando poderia ser possível um bandeirinha ou um árbitro pausar a jogada no exato momento de um lançamento no caso de impedimento, ou de uma bola entrar inteiramente ou não dentro do gol.

Leia também:

A regra é clara?

Anúncios

Ações

Information

One response

26 08 2012
charles

No jogo do cruzeiro contra o fluminense, quem foi roubado, foi o cruzeiro. O placar real da partida seria 2 x 1 cruzeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: