Depois de superar problemas cardíacos, Muamba é obrigado a se aposentar do futebol

15 08 2012

Exames médicos apontam que estado clínico de Muamba não é adequado para continuar na carreira. O volante, de 24 anos, anunciou a sua aposentadoria no site oficial do Bolton, seu último clube

Por Gustavo Soler

Após sair do hospital, Muamba foi recebido com muita festa no Reebok Stadium (Foto: AFP)

Nascido em Zaire, o congolês naturalizado inglês Fabrice Muamba começou a sua carreira no Arsenal em 2005. O volante também passou pela seleções de base da Inglaterra e se transformou em um dos principais nomes do Bolton-ING. O jogador sofreu uma parada cardíaca em março de 2012, em um jogo válido pela Copa da Inglaterra, contra o Tottenham. O atleta caiu no gramado e foi levado imediatamente para um hospital. O coração de Muamba ficou 78 minutos sem bater. Após cinco meses, o atleta foi reintegrado ao elenco do Bolton.

Momento em que Muamba sofre a parada cardíaca durante o jogo contra o Tottenham (Foto: Getty Images)

Durante a pré-temporada do Bolton, o jogador viajou à Bélgica para uma visita médica. Porém, durante a consulta, o cardiologista visualizou o exame e aconselhou Muamba a pendurar as chuteiras para o seu próprio bem. Em um comunicado ao site oficial do Bolton Wanderers, Fabrice Muamba deu adeus ao futebol.

– Desde que sofri meu ataque cardíaco e sai do hospital, mantive esperanças positivas de que algum dia poderia retomar minha carreira e jogar pelo Bolton novamente. Como parte da minha recuperação, na última semana, viajei à Bélgica para colher informações de um especialista. Mas as notícias que eu recebi obviamente não eram as que eu esperava e isso significa que estou anunciando minha aposentadoria do futebol profissional. O futebol foi minha vida desde que eu era um adolescente e me deu inúmeras oportunidades. Acima de tudo, amo o esporte e considero ter muita sorte por ter sido capaz de jogar em alto nível. Ao mesmo tempo que as notícias são devastadoras, eu tenho muito o que agradecer. Agradeço a Deus que estou vivo e pago tributo mais uma vez ao membro da equipe médica que nunca desistiram de mim. Agradeço também a todos que me apoiaram durante minha carreira e aos torcedores do Bolton, que são incríveis. Sou abençoado de ter o apoio de minha família e amigos desta vez – disse Muamba nesta quarta-feira (15).

O ex-jogador também foi homenageado pela torcida do Arsenal, clube que o revelou para o futebol (Foto: Getty Images)

O técnico do Bolton, Owen Coyle se pronunciou sobre o caso Muamba, e mandou mensagens de apoios para o ex-jogador.

– Nós conversamos com Fab e ele sabe que sempre iremos apoiá-lo em tudo que ele precisar fazer e sempre vamos estar aqui para ele. Claro que ele está muito desapontado, mas todos viram que ele é um lutador e muito forte. Sabemos que ele sempre terá coisas boas e, com todas decepções, o mais importante é que ele está vivo – declarou.

Assim como o técnico da equipe, o presidente, Phil Gartside, também ressaltou a recuperação do volante e mandou mensagens para ampará-lo.

– Estamos todos muito desapontados, mas temos que ser guiados pelas recomendações médicas e o que é melhor para Fabrice. O mais importante de tudo é que ele e sua família têm toda a vida pela frente – falou.

Ficha técnica do atleta:

Nome: Fabrice Ndala Muamba
Data de nascimento: 6 de abril de 1988, República Democrática do Congo
Posição: volante
Altura: 1,88 m
Clubes anteriores: Arsenal, Brimingham City e Bolton Wanderers

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: