#JFCemLondres: Ginástica de ouro! Arthur Zanetti conquista medalha histórica para o Brasil

6 08 2012

Zanetti ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil na ginástica artística

Por Renato Fugulin

Arthur Zanetti comemora a conquista da medalha de ouro. Foto: Damien Meyer/AFP

Com a nota de 15.900, Arthur Zanetti conquistou hoje a medalha de ouro nas argolas. O brasileiro superou  o chinês Yibing Chen, campeão olímpico em Pequim e um dos favoritos ao lugar mais alto do pódio. Com o resultado, Zanetti tornou-se o primeiro ginasta brasileiro na história a vencer a medalha dourada em Olimpíadas.

Participando pela primeira vez em uma edição dos Jogos Olímpicos, Arthur Zanetti chegou à decisão da ginástica artística com a quarta melhor nota (15.616). O paulista de 22 anos, natural de São Caetano do Sul, foi o último entre os oito finalistas a realizar o seu exercício nas argolas e viu o chinês Yibing Chen, detentor do título olímpico conquistado em 2008, atingir a nota mais alta até então, 15.800, no mais elevado grau de dificuldade: 6.800.

Arthur Zanetti beija a medalha dourada. Foto: Ben Stansall/AFP

Depois de sete atletas, chegara a vez de Zanetti. Apresentando-se na mesma dificuldade que Chen, o brasileiro realizou o exercício de forma brilhante e conquistou o ouro com a nota de 15.900. A curta margem de 0.100 foi suficiente para que Zanetti se tornasse o primeiro ginasta brasileiro a subir ao lugar mais alto do pódio em uma edição das Olimpíadas.

Com a nota de 15.733, o italiano Matteo Morandi venceu a medalha de bronze e completou o pódio.

Após a sua apresentação, Zanetti mostrou-se muito emocionado e parecia incrédulo com a sua conquista. Em entrevista à TV Record, o ginasta falou também do controle emocional que teve na decisão. “Estou pensando: ‘será que é minha mesmo?’. É minha mesmo e estou muito feliz por ter feito uma boa prova. Isso não é só para mim, mas para todos os brasileiros. Treinei bastante minha série, mas o principal foi treinar o psicológico, que é o que na hora pega. Quando você vê esse público enorme, acaba se sentindo nervoso, mas consegui me controlar bem”.

“É uma felicidade que não vem de dois ou quatro anos, vem desde quando comecei, de todo esse tempo de treino. Queria muito ganhar essa medalha, não só por mim, mas por todos”, afirmou o novo campeão olímpico.

Com o ouro de Zanetti, o Brasil possui agora oito medalhas na atual edição das Olimpíadas – cinco de bronze, uma de prata e duas de ouro.

Confira abaixo os resultados finais da ginástica artística:

1° – Arthur Zanetti (BRA) – 15.900
2°  -Chen Yibing (CHI) – 15.800
3° – Matteo Morandi (ITA) – 15.733
4° – Aleksandr Balandin (RUS) – 15.666
5° – Denis Ablyazin (RUS) – 15.633
6° – Tommy Ramos (PUR) – 15.600
7° – Iordan Iovtchev (BUL) – 15.108
8° – Federico Molinari (ARG) – 14.733

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: