#JFCemLondres: Rafael Silva conquista a medalha de bronze e Brasil faz história no judô

3 08 2012

Judoca do Brasil derrotou o sul-coreano Sung-Min Kim e equipe brasileira fecha a participação em Londres com o maior número de medalhas conquistadas na história

                                                                                    Por Leonardo Perri

Rafael Silva conquistou a quarta medalha do judô brasileiro em Londres (Foto: AFP)

O brasileiro Rafael Silva conquistou a medalha de bronze para o Brasil ao vencer o sul-coreano Sung-Min Kim na categoria acima de 100kg após o adversário receber a segunda punição no golden score. Punição que deu a Rafael um yuko e fez com que ele conquistasse a inédita medalha nessa categoria para o judô do Brasil.

A luta começou bem equilibrada entre os dois judocas que conseguiam poucas entradas. Fato que resultou em uma punição para cada lutador. O combate continuou igual e a disputa da medalha acabou indo para o golden score. Na prorrogação, o lutador da Coréia do Sul ficou evitando a luta enquanto que Rafael era mais combativo e tomava a iniciativa da luta. Resultado: punição para o sul-coreano e vitória para o brasileiro.

O resultado nas Olimpíadas veio a confirmar a boa fase Baby, como é conhecido. Terceiro colocado no ranking mundial, Rafael Silva foi campeão do Masters de Almaty (CAZ) e vice no Grand Slam de Paris (FRA). Essa foi a quarta luta do brasileiro contra Sung-Min Kim. Nas três útimas, vantagem para Rafael que venceu duas e foi derrotado uma vez.

Baby conquistou a medalha inédita em sua categoria (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)

Com mais uma medalha conquistada, a equipe brasileira de judô superou o desempenho conquistado nas olimpíadas de Los Angeles 1984 (uma prata e dois bronzes) e Pequim 2008 (três bronzes) e fez história. Com a medalha conquistada por Baby, o Brasil chegou a quatro medalhas no judô. Anteriormente, Felipe Kitaldi levou o bronze e Sarah Menezes ficou com o ouro, ambos na categoria ligeiro. A outra medalha veio com Mayra Aguiar, no peso-pesado.

A campanha histórica para o judô brasileiro alcançou a meta estabelecida pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) que definiu para Londres uma meta: quadro medalhas, sendo uma de ouro. Objetivo alcançado como muito esforço, como ressaltado por Rafael após a vitória. Ele ainda aproveitou para projetar 2016, no Rio de Janeiro.

– Estou morto. Foram quatro golden scores, mas é muito gratificante. Estou colhendo os frutos de um trabalho de quatro anos. Espero que venha muita coisa boa ainda para o Brasil. Temos potencial de conseguir muito mais em 2016 – afirmou Rafael Silva ao site Globoesporte.com

 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: