Real Madrid encara Lyon para terminar com tabu

22 02 2011

O Real Madrid enfrenta hoje o Lyon no Stade de Gerland, em Lyon, na França, no jogo de ida das oitavas de final da Champions League. Maior vencedor da história da competição com nove títulos, o time da capital espanhola não passa desta fase há seis anos. Na outra partida da noite, o Chelsea vai até à Dinamarca jogar contra o Copenhague no Parken Stadion.

Lyon x Real Madrid
O destaque desta partida vai para o Real Madrid, mas não pelos seus jogadores, nem pelo seu técnico. O colosso espanhol não atinge as quartas de final desde a temporada 2003/2004. Na altura, bateu o Bayern de Munique nas oitavas de final (resultado agregado de 2 a 1) e foram eliminados pelo Mônaco, finalista dessa edição, nas quartas de final (venceram 4 a 2 no jogo de ida e perderam 3 a 1 no de volta, 5 a 5 no total e os franceses avançaram devido à regra dos gols marcados fora).

Na temporada passada, o Real Madrid foi eliminado pelo Lyon nesta fase da competição. Perdeu o jogo de ida na França por 1 a 0 com um gol do meia Makoun, e empatou em casa a um gol, tentos de Cristiano Ronaldo para os “merengues” e de Pjanic para o Lyon.
Vale lembrar ainda que o Real Madrid jamais venceu o Lyon na Champions League. Nos seis encontros anteriores, o time gaulês levou a melhor por três ocasiões e empatou outras três:
13/09/2005 – Fase de Grupos – Lyon 3 x 0 Real Madrid
23/11/2005 – Fase de Grupos – Real Madrid 1 x 1 Lyon
13/09/2006 – Fase de Grupos – Lyon 2 x 0 Real Madrid
21/11/2006 – Fase de Grupos – Real Madrid 2 x 2 Lyon
16/02/2010 – Oitavas de Final – Lyon 1 x 0 Real Madrid
10/03/2010 – Oitavas de Final – Real Madrid 1 x 1 Lyon – Lyon se classificou com 2 a 1 no agregado

O Lyon passou em segundo lugar no Grupo B com 10 pontos, três atrás do Schalke 04, marcando 11 gols (1,83 por jogo) e sofrendo 10 (média de 1,67) no processo.
No Campeonato Francês, vem de uma vitória por 4 a 0 sobre o Nancy e ocupa a quarta colocação com 41 pontos, quatro a menos que o líder Lille.
Para este encontro, o técnico Claude Puel não poderá contar com o atacante argentino Lisandro López, que se lesionou na coxa na quinta-feira passada (17) e ficou de fora da partida de sexta-feira (18) contra o Nancy. No entanto, os meias Gourcuff, Grenier e César Delgado, estão de regresso após lesão.

Os comandados de José Mourinho se classificaram no primeiro lugar do Grupo G, também conhecido como “grupo da morte” – onde jogou contra Milan, Ajax e Auxerre -, com 16 pontos em 18 possíveis, conquistando cinco vitórias e um empate – o melhor desempenho entre todos os participantes. Marcou 15 gols (2,5 por jogo) e sofreu apenas dois (0,33 por jogo).
É a equipe que mais chutou até agora nesta edição da liga milionária. Foram 54 a gol (média de 9 por jogo) e 56 fora do alvo (9,33 por partida).
Vem de uma vitória por 2 a 0 frente ao Levante no Campeonato Espanhol e ocupa a segunda posição com 60 pontos, cinco atrás do Barcelona.
O zagueiro Pepe é a principal dúvida para este jogo devido a uma lesão na panturrilha e poderá ser substituído por Albiol no eixo da defesa.

Copenhague x Chelsea
Os dinamarqueses do Copenhague já se encontraram por duas ocasiões com o atual campeão inglês Chelsea. No ano de 1998, pela extinta Taça das Taças, conhecida no Brasil como Recopa Europeia, os escandinavos foram a Londres empatar por 1 a 1 no jogo de ida e perderam em casa pelo placar mínimo no jogo de volta – gol do atacante Brian Laudrup, que no ano seguinte viria a representar o Copenhague -, sendo então eliminados da competição.
Na Champions League, o atual campeão dinamarquês chega às oitavas de final pela primeira vez na sua história e pretende aproveitar a má fase do seu adversário.

O Chelsea não vence desde o dia 1 de fevereiro pelas competições nacionais. Na altura, bateu o Sunderland fora de casa por 4 a 2. Desde então, pela Premier League, perdeu em casa frente ao Liverpool e empatou sem gols contra o Fulham, o que deixou o time de Carlo Ancelotti no quinto posto com 45 pontos, 12 a menos que o líder Manchester United. No passado sábado (19), foi eliminado da Taça da Inglaterra pelo Everton perante os seus torcedores após disputa de pênaltis.
Na Champions, passou em primero lugar no Grupo F com 15 pontos, na frente do Olympique de Marselha, que terminou com 12. Os “Blues” marcaram 14 gols (2,33 por jogo) e sofreram 4 (0,67 por jogo).

Para a deslocação desta noite, Ancelotti não poderá contar com o zagueiro David Luiz, contratado ao Benfica no final de janeiro. Visto que disputou a Champions pelos “encarnados”, está inelegível para o confronto desta noite e deve ser rendido por Ivanovic, enquanto Bosingwa deverá ocupar a lateral direita.

O time da casa se classificou no segundo lugar do Grupo D com 10 pontos, quatro a menos que o Barcelona. Para tal, balançou as redes em 7 ocasiões (1,17 por encontro) e viu o goleiro Wiland ser batido 5 vezes (0,83 por jogo).
O Copenhague jogou pela última vez no Campeonato Dinamarquês no dia 4 de dezembro de 2010, quando bateu o Esbjerg em casa por 3 a 1. Voltará a disputar o campeonato apenas no dia 6 de março, na partida fora de casa contra o Midtjylland, válida pela 20ª rodada.

Anúncios

Ações

Informação

One response

22 02 2011
Tweets that mention Real Madrid encara Lyon para terminar com tabu « -- Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Jornalismo FC, Renato Fugulin. Renato Fugulin said: Confira no @jornalismofc os confrontos de hoje da Champions League – http://jornalismofc.com/http://bit.ly/h3pSig – por @rfugulin […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: